SENSAÇÃO: Mulheres sob pressão – o sexismo está a aumentar!
Um ataque em Schwäbisch Hall levanta questões sobre a segurança e a diversidade das pessoas queer à medida que as discussões sociais sobre a igualdade de género ganham impulso.

SENSAÇÃO: Mulheres sob pressão – o sexismo está a aumentar!
Numa discussão de tirar o fôlego e alarmante que abala os alicerces da igualdade de género, a renomada atriz Ursina Lardi fala amargamente num podcast de teatro sobre a vontade brutal e masculina de mudança da elite política na Alemanha. [nachtkritik.de] relata que neste clima explosivo, em que homens como Donald Trump servem como modelos, as conquistas das feministas também estão sob ataque massivo. Este desenvolvimento não é apenas alarmante, mas provoca um arrepio na espinha da sociedade!
O brilhante autor Jagoda Marinic afirma com surpreendente clareza que o comportamento machista de Trump não é simplesmente um fenómeno americano: ele corre como um fio condutor na mentalidade de muitos homens neste país. O chocante ataque a dois atores em Schwäbisch Hall é um claro sinal de alerta de que as pessoas queer não se sentem mais seguras – uma situação absolutamente intolerável!
Conquistas feministas em perigo?
A ameaça iminente às conquistas feministas é exacerbada pelos ataques à candidata do SPD, Frauke Brosius-Gersdorf. Estes ataques não são apenas chocantes, mas sugerem um clima perturbador de medo, no qual as vozes das mulheres podem ser sistematicamente suprimidas. Fundação Hans Böckler adverte que a igualdade entre mulheres e homens está longe de ser alcançada na Alemanha e que as disparidades salariais entre homens e mulheres mostram uma desigualdade preocupante que continua até hoje.
As mulheres ganham, em média, incríveis 18% menos em 2020 do que os seus colegas homens - uma realidade grotesca que se reflecte na brutalidade dos tempos actuais!
Efeitos psicológicos do sexismo
O sexismo dos homens não só tem efeitos imediatos, mas também efeitos mentais profundos nas mulheres. Vicente Emanuel Sr. revela estatísticas assustadoras: um terço de todos os homens são considerados sexistas radicais, enquanto a maioria são sexistas inconscientes que simplesmente não compreendem as graves consequências das suas autoproclamadas piadas sobre as mulheres. Isto não é apenas trágico, mas um fracasso colossal da sociedade!
As mulheres que suportam o peso do cuidado dos filhos muitas vezes enfrentam as paredes da pressão social. O que é chocante é o facto de apenas 11% dos casais terem uma mulher como chefe de família no agregado familiar!
Um apelo à mudança!
Tendo em conta estes factos assustadores, Herr apela aos homens para que assumam um papel que vai além daquilo que os homens alguma vez consideraram apropriado. É hora de assumir a responsabilidade e falar com as mulheres sobre suas experiências. É uma SENSAÇÃO que tantos homens ainda não entendam a realidade!
Numa altura em que a diversidade e o respeito contra a violência anti-queer são de enorme importância, o Schwäbisch Hall Freilichtspiele enfatiza a importância de uma comunidade forte que defende todos. Lardi apela a uma nova perspectiva e lembra-nos que pensamentos diferenciados e gestos ternos são essenciais na nossa sociedade endurecida.
A mensagem é clara: a batalha pela igualdade e pela justiça está longe de estar vencida e a dura realidade das estatísticas acima referidas deve ser entendida como um apelo sucinto à mudança imediata.
Chegou a hora de mudar! Exijamos igualdade – para um futuro que todos merecemos!