Nova central de aquecimento a lenha em Schwäbisch Hall: Energia limpa da região!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Stadtwerke Schwäbisch Hall inaugura fábrica de biomassa em Hessental: investimento de 6,3 milhões de euros para fornecimento de calor sustentável.

Stadtwerke Schwäbisch Hall eröffnet Biomasseanlage im Hessental: Investition von 6,3 Mio. Euro für nachhaltige Wärmeversorgung.
Stadtwerke Schwäbisch Hall inaugura fábrica de biomassa em Hessental: investimento de 6,3 milhões de euros para fornecimento de calor sustentável.

Nova central de aquecimento a lenha em Schwäbisch Hall: Energia limpa da região!

Em 21 de maio de 2025, a concessionária de serviços públicos Schwäbisch Hall inaugurou cerimoniosamente sua nova planta de aquecimento a lenha na área comercial Solpark em Hessental. Representantes da cidade gêmea de Karesi, na Turquia, também participaram deste importante evento. A nova central de biomassa, que representa um investimento de cerca de 6,3 milhões de euros, é vista como parte da estratégia de saída da concessionária municipal para transformar a geração de calor em fontes de energia 100% renováveis, como Energie und Gestão.

A central de aquecimento utiliza madeira como combustível na rede de aquecimento da concessionária municipal. O sistema funcionará em operação experimental até o final de maio, antes de ser desligado durante o verão. A operação regular deve então começar com a próxima estação de aquecimento. A caldeira de aparas de madeira com uma potência térmica de 5.000 quilowatts ajuda a concessionária municipal a cobrir cerca de 10% das necessidades de calor da rede e deverá permitir poupanças anuais de CO2 de cerca de 4.000 toneladas em comparação com o aquecimento a gás natural.

Detalhes sobre a planta de biomassa

A planta de biomassa ocupa uma área de 2.500 metros quadrados e possui um depósito de cavacos de madeira que oferece espaço para cerca de 4.500 metros cúbicos de combustível. Os cavacos de madeira são provenientes exclusivamente da região e incluem resíduos florestais e materiais de manutenção paisagística. O tempo de operação planejado é de cerca de 4.000 horas por ano e está previsto um fornecimento total de calor de 20.000 MWh.

Outra vantagem deste sistema é a cooperação com o distrito de Schwäbisch Hall, que garante um fornecimento confiável de combustível. Esta iniciativa destaca a importância da biomassa como fonte de energia renovável que não só contribui para a redução de CO2, mas também apoia as economias locais e o ambiente.

Por que biomassa?

A utilização da biomassa como fonte de energia, conforme explicado por Planet Wissen, utiliza energia solar armazenada a partir de plantas e resíduos vegetais. Esta forma sustentável de energia contrasta com os combustíveis fósseis e oferece inúmeras vantagens, como a promoção do desenvolvimento rural e oportunidades de rendimento adicionais para os agricultores.

No entanto, a crescente procura de biomassa também traz desafios. A utilização da terra para culturas energéticas pode competir com o cultivo de alimentos. Além disso, devem ser utilizadas tecnologias modernas e técnicas de filtragem para minimizar as emissões. Estes aspectos realçam a necessidade de um planeamento equilibrado e sustentável para aproveitar ao máximo os benefícios da biomassa sem arriscar impactos negativos no ambiente.

No geral, a Stadtwerke Schwäbisch Hall e a sua nova central de aquecimento a lenha estão no bom caminho para dar um contributo significativo para a transição energética na Alemanha e cumprir os requisitos para um fornecimento de energia sustentável.