Festival de futebol termina com coceira: a mariposa processionária do carvalho causa alergias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Após o festival de futebol Schwäbisch Hall Unicorns, espectadores e jogadores reclamaram de reações alérgicas. Causa: mariposa processionária do carvalho.

Nach dem Footballfest der Schwäbisch Hall Unicorns klagen Zuschauer und Spieler über allergische Reaktionen. Ursache: Eichenprozessionsspinner.
Após o festival de futebol Schwäbisch Hall Unicorns, espectadores e jogadores reclamaram de reações alérgicas. Causa: mariposa processionária do carvalho.

Festival de futebol termina com coceira: a mariposa processionária do carvalho causa alergias!

No último sábado, um festival de futebol aconteceu na Centus Arena de Aalen, onde os Schwäbisch Hall Unicorns tiveram que competir em uma partida emocionante contra os Pforzheim Wilddogs. Apesar do grande público de mais de 4.200 pessoas, que também assistiu ao show do intervalo com Tim Bendzko, o evento pareceu ter alguns efeitos colaterais desagradáveis.

Após o jogo, houve relatos de reações alérgicas entre espectadores, voluntários e até jogadores. A suspeita de uma infestação de lagartas da mariposa processionária do carvalho na floresta adjacente levantou o alarme. Essas lagartas são conhecidas por seus pelos urticantes, que podem causar reações alérgicas mesmo sem contato direto.

Sintomas e precauções

Os sintomas que ocorreram após o evento incluíram erupção na pele com muita coceira e inflamação da conjuntiva e das membranas mucosas. Em alguns casos, as pessoas afetadas relataram febre e falta de ar, embora até o momento não tenham sido relatadas reações graves, como choque alérgico. Ainda não há informações claras sobre o número exato de afetados, mas a situação é suficientemente grave para que o desejo pelo festival de futebol rapidamente se transformasse em preocupação com a saúde.

As mariposas processionárias do carvalho, nativas das florestas de carvalho do sul e centro da Europa, também se espalharam mais para norte devido às alterações climáticas. Do final de abril ao início de maio, as lagartas desenvolvem seus perigosos pêlos urticantes, que contêm o veneno taumetopoeína. Isso pode causar dermatite e reações alérgicas graves, como coceira e inflamação da pele. O portal de saúde ZDF hoje recomenda tomar banho imediatamente em caso de contato, trocar as roupas contaminadas e manter uma distância segura de árvores infectadas.

Reações e medidas da prefeitura

Nina Wengertsmann, presidente dos Unicórnios, expressou seu pesar pelas lembranças desagradáveis ​​que o evento deixou para trás e desejou a todos afetados uma rápida recuperação. A administração da cidade de Aalen anunciou que investigará o incidente internamente. Ele irá informá-lo sobre quais medidas precisam ser tomadas, como o possível fechamento da área afetada.

É importante evitar o contato com as lagartas e suas teias. Os pêlos que picam permanecem eficazes durante anos e só devem ser removidos por profissionais. A utilização de venenos em áreas residenciais ainda não foi suficientemente testada. No entanto, a detecção precoce e a previsão do Serviço Meteorológico Alemão oferecem uma oportunidade de preparação para a ocorrência destas lagartas, que representam um risco para a saúde.