Órgão em Urphar: Do mal-entendido ao tesouro musical!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba mais sobre o órgão histórico de Urphar, construído há 245 anos e hoje é patrimônio musical.

Erfahren Sie mehr über die historische Orgel in Urphar, die vor 245 Jahren entstand und heute ein musikalisches Erbe ist.
Saiba mais sobre o órgão histórico de Urphar, construído há 245 anos e hoje é patrimônio musical.

Órgão em Urphar: Do mal-entendido ao tesouro musical!

No âmbito das comemorações dos 1250 anos de Urphar, o órgão, avaliado por Johann Wendelin Glaser há 245 anos, voltou a ser o foco das atenções. O proeminente organista e compositor, nascido em 30 de abril de 1713 em Ostheim vor der Rhön e falecido em 7 de março de 1783 em Wertheim, deixou mais de 300 cantatas e teve uma influência duradoura na música sacra de sua época. De acordo com main-echo.de, Frank Wolz apresentou aos visitantes profundamente a história deste órgão durante uma visita ao órgão.

Segundo Wolz, o órgão foi doado por Johann Georg Flegler, fabricante de barris de Urphar. Flegler foi o principal financiador do edifício, originalmente projetado para seus casamentos. A encomenda foi para Johann Conrad Wehr, que na época tinha 72 anos e já havia construído órgãos em mosteiros. Uma nota dentro do órgão refere-se a Johann Josef Bendel como outro colaborador, o que levanta a questão de quanto do órgão foi realmente construído pelo próprio Wehr.

Críticas e restaurações

O órgão teve uma história agitada que começou com o relatório negativo de Glaser. Apesar de sua determinação de que o órgão estava em más condições, ele documentou vários defeitos, incluindo vazamento de foles e peças mecânicas emperradas. Segundo o relatório de Glaser, Wehr foi obrigado a fazer melhorias, o que fez com que o órgão funcionasse por mais de 100 anos sem maiores reparos. A primeira restauração significativa ocorreu em 1952, durante a qual os danos causados ​​pelos vermes foram removidos e os registros foram substituídos. Um motor elétrico também foi instalado.

Outros trabalhos no órgão em 1984 melhoraram sua tocabilidade, mas sem restaurá-lo à sua condição original. Wolz comparou o órgão a uma família, com diferentes registros representando diferentes personagens. Esta perspectiva única atraiu um grande e entusiasmado público que ouviu as variações de órgão de Johann Gottfried Walther.

O legado de Johann Wendelin Glaser

Johann Wendelin Glaser, que trabalhou como cantor da Igreja Evangélica da Cidade em Wertheim, teve um papel formativo no cenário da música sacra de 1744 até sua morte. Deixou um legado abrangente de obras musicais, que foram documentadas num abrangente catálogo raisonné em 1936/1937. Mesmo após sua morte, ele continuou a promover a combinação de estilos musicais antigos e novos, e sua influência na música sacra ainda é valorizada hoje.

A turnê de órgão em Urphar não apenas mostra a história de um instrumento, mas também traz de volta aos olhos do público o trabalho de um importante músico, cujo trabalho está intimamente ligado ao desenvolvimento da música sacra. O órgão em Urphar continua a ser um testemunho vivo desta tradição e é querido e valorizado pela comunidade.