Os sindicatos policiais em BW estão pressionando pela introdução imediata dos Tasers!
Os sindicatos da polícia em Baden-Württemberg apelam à introdução mais rápida do Taser após um ataque com faca em Göppingen, a fim de aumentar a segurança.

Os sindicatos policiais em BW estão pressionando pela introdução imediata dos Tasers!
A discussão sobre o uso de Tasers pela polícia de Baden-Württemberg tornou-se mais urgente devido aos recentes incidentes. O recente ataque com faca por parte de um requerente de asilo afegão a agentes da polícia em Wangen, no qual um agente ficou gravemente ferido e o agressor morreu, está a levar os sindicatos da polícia a apelar a uma introdução mais rápida de Tasers para os agentes de patrulha. O sindicato da polícia (GdP) e o sindicato da polícia alemã (DPolG) criticam a implementação planeada de armas de impulso eléctrico apenas em 2026 como inadequada e demasiado tardia.
Gundram Lottmann, presidente estadual do GdP, enfatiza que uma introdução imediata e nacional de Tasers é teoricamente possível se o equipamento necessário e as capacidades de treinamento estiverem disponíveis. O presidente da DPolG, Ralf Kusterer, pede o uso imediato do Taser 10, que possui dez opções de disparo. O Ministro do Interior, Thomas Strobl, por outro lado, planeia testar a nova arma em regiões selecionadas a partir de 2026, incluindo na sede da polícia de Freiburg e numa unidade de preservação e detenção de provas em Göppingen.
Aumento de ataques com faca
O debate sobre equipamentos policiais é impulsionado principalmente pelo aumento de situações perigosas envolvendo facas. De acordo com um relatório do sindicato da polícia, o uso de armas de fogo pela polícia aumentou nos últimos anos, reflectindo o aumento dos ataques com faca. Jochen Kopelke, presidente federal do sindicato, afirma que a polícia está cada vez mais preparada para confrontos armados, mas também se depara com situações inesperadas. Estes desenvolvimentos levaram a pedidos de melhores equipamentos, especialmente Tasers.
No incidente fatal em Wolmirstedt, um jovem de 27 anos esfaqueou um jovem de 23 anos e depois atacou os policiais, que tiveram de atirar nele. Houve também um ataque fatal com faca em Mannheim, no qual um policial morreu. Tanto Lottmann quanto Kusterer estão preocupados com o fato de a longa fase de teste e a seleção das regiões de teste não atenderem às reais necessidades dos policiais em Baden-Württemberg. Lottmann enfatiza que o Taser pode atingir os seus limites em situações de ameaça altamente dinâmicas e não é de forma alguma um substituto para as armas de fogo.
Diferentes regulamentações em todo o país
O uso de Tasers não é regulamentado uniformemente na Alemanha. Embora estes dispositivos já tenham sido adquiridos para serviços de patrulha em estados como Renânia do Norte-Vestfália, Hesse, Renânia-Palatinado, Sarre e Brandemburgo, a sua utilização na Baviera está reservada apenas à polícia de choque. Nos estados federais de Bremen, Turíngia, Saxônia-Anhalt e Saxônia destinam-se apenas a forças de operações especiais. Berlim planeia expandir a utilização de Tasers a partir de 2024, mas a questão permanece controversa, especialmente tendo em conta a classificação das Tasers como “armas de fogo” ou “ajudas de violência física”, o que implica diferentes requisitos de utilização.
Sindicatos policiais e especialistas também alertam que o uso de Tasers em determinadas situações, como aquelas com condições médicas subjacentes ou uso de drogas, pode resultar em consequências potencialmente fatais, como parada cardíaca. No entanto, os Tasers são considerados menos letais do que as armas de fogo e colmatam uma lacuna importante entre bastões, spray de pimenta e armas de serviço.
Tendo em conta a violência contínua e os desafios que os agentes policiais têm de superar nas suas operações, a polícia apela agora a mais apoio e a uma introdução mais rápida de Tasers. Notícias de Estugarda e não on-line relatório sobre os desenvolvimentos actuais e os desafios enfrentados pelos sindicatos da polícia. Os próximos meses mostrarão se a pressão dos sindicatos sobre os decisores conduzirá à rápida implementação das medidas necessárias.