Café deixado em Freising: Salvador de alimentos e ponto de reunião social!
O Café deixado em Freising oferece bolos sustentáveis de alimentos resgatados, promove a conscientização sobre o desperdício de alimentos.

Café deixado em Freising: Salvador de alimentos e ponto de reunião social!
No coração da frequência, o café à esquerda, fundado no final de 2020 por Caro Stanzl e doze outros membros da associação, lançaram uma solução inovadora para o desperdício de alimentos. O café oferece uma seleção de pratos e bolos preparados a partir de alimentos salvos. The makers not only want to serve delicious dishes, but also raise awareness of the widespread problem of food waste, such as the Süddeutsche Zeitung relatou.
Após um teste bem -sucedido na "loja de pontos", a equipe começou um crowdfunding para garantir seus próprios quartos para o seu conceito. Eles foram capazes de coletar um total de 12.000 euros, mas devido a obstáculos burocráticos, ele só chegou à abertura do café em janeiro de 2023. Enquanto isso, a associação tem quase 200 membros, incluindo cerca de 25 voluntários ativos que apoiam o café. Os móveis são aconchegantes e coloridos, com muitas móveis sendo doadas pelos membros.
Um lugar para todos
O café atrai um público amplo: se estudantes, transeuntes - por pessoas sem -teto - todo mundo encontra seu lugar aqui. É surpreendente para muitos convidados que não é um café regular. O foco está em um divisor justo que oferece comida doada para retirar. Além disso, os hóspedes podem doar para alimentos e seus próprios custos de bebida, o que contribui para uma solidariedade e uma atmosfera comunicativa.
O café à esquerda já recebeu atenção de estações de televisão e mídia nacional. Foi concedido o Prêmio Social Tassilo do Süddeutsche Zeitung e nomeado para o Prêmio de Proteção ao Clima da Baviera. Além da oferta culinária, eventos educacionais e culturais ocorrem no café que promove o uso sustentável de alimentos. Oficinas e projetos escolares para conscientizar o desperdício de alimentos também fazem parte do programa.
Um contexto maior
A iniciativa do café se encaixa na estrutura maior do movimento de compartilhamento de alimentos. O Academia de compartilhamento de alimentos , bem como vários projetos locais visam aumentar a conscientização sobre o desperdício de alimentos no contexto de política social-ecológica e climática. A Academia parou no início de 2024 devido a desafios de pessoal e organização, mas usou o tempo para desenvolver aplicativos de projeto que foram aprovados agora. Isso tornará a academia capaz de realizar trabalhos educacionais qualificados e treinar multiplicadores.
Os projetos da Academia se estendem por diferentes formatos: de uma exposição multilíngue de caminhada a oficinas de culinária para pessoas em condições precárias para o treinamento adicional de multiplicadores no movimento de compartilhamento de alimentos. O objetivo prevê pela metade a perda de alimentos até 2030 e, assim, fazendo uma contribuição ativa para a proteção climática. O desperdício de alimentos seria, como um país separado, o terceiro maior produtor de ar condicionado da China e dos EUA.
O café deixado e as iniciativas da Academia de Compartilhamento de Alimentos são exemplares para a crescente conscientização que desenvolve a Sociedade de Conservação de Recursos Sustentáveis e o problema do desperdício de alimentos. No sentido de um futuro sustentável, o objetivo é provocar mudanças sociais através da educação e educação sem levantar o dedo indicador. Esses movimentos são etapas importantes no caminho para uma nutrição responsável e uso mais consciente dos alimentos.