Novo edifício universitário em Esslingen: as obras começarão em breve!
Esslingen está planejando novas obras de construção na Schlachthausstraße a partir de 27 de outubro de 2025 para melhorar o ambiente universitário.

Novo edifício universitário em Esslingen: as obras começarão em breve!
As obras nas instalações exteriores do novo edifício universitário na parte oeste de Esslingen terão início em 27 de outubro de 2025. Esta medida, que é executada pela Secretaria Estadual de Ativos e Construção de Baden-Württemberg, visa melhorar o ambiente universitário. Para este fim, a Schlachthausstrasse está a ser redesenhada para ter em conta a crescente importância da sustentabilidade e da adaptação climática.
O período de construção está previsto para durar cerca de quatro meses. Durante este período, um lado da Schlachthausstrasse estará fechado. Os utentes da estrada podem continuar a passar pela área através de um semáforo móvel, embora alternadamente em ambos os sentidos.
Medidas para melhoria
As medidas previstas incluem a remoção da ilha central existente na estrada e a criação de novos canteiros de árvores ao longo da estrada. Estes canteiros de árvores não se destinam apenas a proporcionar sombra, mas também a adaptar-se às alterações climáticas. Além disso, a drenagem ao longo da rua será melhorada e novos meios-fios serão substituídos. Outra parte da reformulação é a criação de um ponto de ônibus sem barreiras que será acessível a estudantes, funcionários e visitantes da universidade.
Além destas mudanças infraestruturais, o programa de pesquisa “Proteção Climática no Campus” também será continuado pela Fundação para a Proteção Climática de Baden-Württemberg. Este programa tem como foco o uso sustentável de edificações de universidades e instituições científicas do estado. Desde o início do projeto, em março de 2023, quatro instituições selecionadas têm trabalhado na análise do consumo de energia dos edifícios de laboratórios e palestras e na implementação de medidas de poupança. Os resultados não deverão beneficiar apenas as instituições envolvidas, mas também poderão ser transferidos para outras instituições científicas.
Conceitos de proteção climática das universidades
Um exemplo da implementação de medidas sustentáveis é fornecido pela Universidade de Biberach, que segue um conceito integrado de proteção climática. O objetivo deste conceito é atualizar os edifícios com a mais recente tecnologia, converter o fornecimento de energia e sensibilizar os universitários para a proteção do clima. Estão previstas um total de 50 medidas até 2040 para otimizar o potencial nas áreas dos edifícios e da energia, da mobilidade e da biodiversidade.
O foco das medidas está particularmente nas experiências dos utilizadores, uma vez que a Universidade de Ciências Aplicadas de Biberach não é a proprietária, mas sim a utilizadora do imóvel. A universidade recebe apoio do Escritório de Ulm do Escritório Estadual de Ativos e Construção de Baden-Württemberg para garantir que seus edifícios funcionem economicamente. sim
A mudança em curso em Esslingen, bem como as atividades no âmbito dos programas de proteção climática, são passos cruciais para um futuro sustentável, tanto a nível local como no ensino superior. Embora os trabalhos na Schlachthausstrasse comecem em breve, também estão em curso trabalhos sobre um conceito que visa alcançar reduções a longo prazo nas emissões de gases com efeito de estufa nas instituições de ensino.