SVP conquista assento no conselho local em Hochdorf pela primeira vez – Bucher vence!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 28 de setembro de 2025, Mario Bucher (SVP) foi eleito para o conselho municipal de Hochdorf LU após a perda do assento do SP.

Am 28. September 2025 wurde Mario Bucher (SVP) in den Gemeinderat von Hochdorf LU gewählt, nachdem die SP ihren Sitz verloren hat.
Em 28 de setembro de 2025, Mario Bucher (SVP) foi eleito para o conselho municipal de Hochdorf LU após a perda do assento do SP.

SVP conquista assento no conselho local em Hochdorf pela primeira vez – Bucher vence!

No domingo, 28 de setembro de 2025, o Partido Popular Suíço (SVP) alcançou um sucesso histórico em Hochdorf LU. Mario Bucher foi eleito novo membro do conselho local, marcando a primeira cadeira de SVP neste órgão. Isto emerge de vários relatórios, incluindo swissinfo.ch e bote.ch.

Bucher, nascido em 1991, chef de formação e titular de licença de estalajadeiro, recebeu 1.548 votos. Seu concorrente Fabian Britschgi, do Partido Liberal Verde (GLP), seguiu com 1.419 votos. A maioria absoluta foi de 1.498 votos. Com uma participação eleitoral de 49 por cento, o resultado é particularmente agradável para o SVP, uma vez que o Partido Social Democrata (SP) já não está representado no conselho local.

Entrada no conselho local e mudanças

Mario Bucher é membro do conselho cantonal desde 2020 e trabalhou no conselho de moradores de Emmen LU de 2016 a 2023. A sua eleição para o conselho local é um passo importante para o SVP, que ganha influência após a deseleição do SP, cuja Gaby Oberson renunciou em maio de 2024 por motivos de saúde e devido a críticas ao trabalho da autoridade de construção.

Os restantes quatro assentos no conselho local são ocupados pelo centro e pelo FDP, o que está a mudar significativamente o cenário político em Hochdorf LU. O SVP estabeleceu-se assim num novo território e poderá assumir um papel mais forte na política local no futuro.

Votações nacionais e seus resultados

Neste dia, não só aconteceram as eleições para o conselho local em Hochdorf, mas também as votações nacionais nas quais foram decididas duas propostas. De acordo com srf.ch, os eleitores suíços votaram pela abolição do valor de aluguel imputado e pela introdução do E-ID.

  • Eigenmietwert: 57.7% Ja-Stimmen, 42.3% Nein-Stimmen – ein Systemwechsel in der Besteuerung.
  • E-ID: 50.4% Ja-Stimmen, 49.6% Nein-Stimmen – eine knappe Entscheidung über die Einführung eines neuen digitalen Identitätsnachweises.

Estes resultados nacionais mostram um claro contraste entre as regiões, com uma maioria de votos sim na Suíça germanófona e uma maioria de votos não na Suíça francófona. A mudança de sistema decidida para abolir o valor locativo imputado poderá ter consequências de longo alcance para a política fiscal na Suíça.

No geral, o resultado das eleições em Hochdorf reflecte a actual mudança política na Suíça. O SVP não só teve mais sucesso a nível local, mas as questões nacionais também parecem ter uma influência duradoura no comportamento dos eleitores.