Esslingen digitaliza creches: o futuro para pais e filhos começa agora!
Esslingen aposta na digitalização em creches: novos aplicativos e equipamentos técnicos para otimizar processos até 2029.

Esslingen digitaliza creches: o futuro para pais e filhos começa agora!
A administração municipal de Esslingen lançou um conceito abrangente de digitalização para suas creches. O objetivo é otimizar os processos nas creches e criar um ambiente de trabalho digital de fácil utilização. O anúncio foi feito em 18 de junho de 2025. A partir de uma fase piloto, o conceito será introduzido gradativamente em todas as creches, o que proporcionará aos pais maior transparência e feedback mais rápido. Eles também recebem acesso direto a informações sobre o dia a dia da creche.
Um componente central do conceito de digitalização é a introdução de um aplicativo de creche, que foi testado em creches piloto selecionadas desde 2024. Os pais podem usar o aplicativo para enviar informações importantes, como alergias, atestados médicos e períodos de férias. Um feed de notícias oferece informações atuais e um intercâmbio entre pais e creches. Outras funções incluem registro de presença e calendário de eventos. O aplicativo é um desenvolvimento interno da cidade, o que economiza custos de licença no longo prazo.
Equipamento técnico para creches
O equipamento técnico das creches será renovado tendo em conta o feedback das creches piloto. O conceito de digitalização também inclui os educadores, que futuramente estarão equipados com tablets e celulares. O objetivo é reduzir a burocracia, tornando mais eficientes tarefas como pedidos de almoço, registros de frequência e documentação do progresso educacional. O objetivo é dar aos professores mais tempo para cuidar das crianças.
O conceito é desenvolvido em colaboração com o Gabinete de Digitalização, TI e Organização, bem como o Gabinete de Educação, Educação e Cuidados. A partir do início de 2024, os primeiros testes serão realizados em três creches – em Berkheim, Goerdelerweg e Neckarstraße. As instalações podem usar diferentes dispositivos. Os projectos-piloto foram apresentados à Comissão de Educação e Cuidados e receberam aprovação unânime.
Investimentos e infraestrutura
A cidade está a investir cerca de 1,5 milhões de euros no conceito abrangente de digitalização. Isto inclui a expansão do Wi-Fi e o equipamento das instalações com dispositivos modernos. Para garantir uma ligação estável à Internet, necessária à utilização das novas tecnologias, o WiFi será gradualmente expandido em todas as creches até 2029.
Os custos do equipamento WLAN rondam os 1,2 milhões de euros, estão previstos 300.000 euros adicionais para componentes de rede e 194.000 euros para o equipamento inicial com dispositivos. Estas despesas devem ser incluídas em conformidade nos planos orçamentais para 2025 e 2026.