Mösle Bau expande experiência em construção de madeira: à prova de futuro em Leutkirch!
Mösle Bau assume a carpintaria em Beuren para expandir as habilidades de construção em madeira. Os investimentos orientados para o futuro e a integração são o foco.

Mösle Bau expande experiência em construção de madeira: à prova de futuro em Leutkirch!
Em 23 de maio de 2025, a construtora Mösle Bau deu um passo significativo na indústria da construção em madeira e da carpintaria. A empresa assume um negócio de sucesso de construção em madeira e carpintaria para expandir significativamente a sua própria gama de serviços. O diretor administrativo, Christian Hock, explica que a integração de uma empresa de carpintaria é uma consideração lógica e orientada para o futuro. Esta decisão reflecte a tendência crescente na indústria da construção, que se caracteriza pelo apoio político e pela crescente procura de madeira e métodos de construção híbridos, particularmente em habitações de vários andares. De acordo com [Schwäbische](https://www.schwaebische.de/regional/allgaeu/leutkirch/handwerker-was-wir-mit-herzblut-geschaffen-haben-soll-in-guten-haenden-weitergefuehrung- Werden-3603661), as vantagens dos elementos pré-fabricados de madeira não devem ser subestimadas: menor peso, fácil montagem e independência das intempéries fazem deles a escolha ideal para métodos de construção modular, bem como para renovações e conversões de lofts.
Michael Haas, o anterior proprietário da empresa adquirida, enfatiza a sua responsabilidade para com os funcionários e clientes. A unidade em Beuren/Hedrazhofen será fechada enquanto a equipe será totalmente integrada na nova sede da Mösle Bau em Leutkirch. Isso inclui quatro funcionários permanentes, incluindo mestres carpinteiros e carpinteiros jornaleiros. Michael Haas trabalhará como gerente de construção do novo departamento de construção em madeira e continuará atuando como pessoa de contato para clientes e arquitetos.
Sustentabilidade e eficiência na construção em madeira
O desenvolvimento da construção em madeira não é impulsionado apenas por aquisições de empresas como a da Mösle Bau, mas também pelas mudanças nas condições sociais e políticas. Segundo informações do TAB, o uso da madeira na construção mudou significativamente nos últimos anos. Particularmente digno de nota é o uso crescente de madeira em edifícios de vários andares, que no passado era mais típico de residências unifamiliares. Casas de madeira de vários andares com cinco a sete andares ou mais estão despertando um interesse crescente. Este desenvolvimento é apoiado por novas diretrizes de construção e por uma maior consciência de sustentabilidade na sociedade.
As vantagens da construção em madeira são múltiplas: um melhor equilíbrio de CO2 em comparação com edifícios de betão e a pré-fabricação de componentes permitem processos de construção mais rápidos com significativamente menos tráfego no local de construção. A madeira também oferece alta capacidade vibratória, o que aumenta a resistência aos terremotos. No entanto, desafios como requisitos rigorosos de segurança contra incêndios e procedimentos de aprovação mais complicados devem ser ultrapassados.
Inovações tecnológicas na construção em madeira
A construção em madeira mudou significativamente ao longo dos anos, com a proporção de edifícios em madeira e construções mistas no volume total de construção a aumentar constantemente. Como explica a Holzbau Deutschland, a indústria oferece agora uma grande seleção de produtos de madeira altamente desenvolvidos e padronizados que impressionam em termos de qualidade e flexibilidade. A construção em estrutura de madeira utiliza estruturas de tábuas montadas como painéis, enquanto os sistemas mais modernos utilizam elementos de caixa, painel ou concha feitos de madeira macia e construção sólida.
Os benefícios sustentáveis da madeira não podem ser subestimados: a madeira requer menos energia fóssil do que outros materiais de construção, como o aço ou o betão, e ao mesmo tempo tem excelentes propriedades estáticas. Isto significa que a madeira está a tornar-se cada vez mais importante como material estável e termicamente isolante para futuros projetos de construção. No contexto da urbanização, a construção em madeira desempenhará um papel fundamental na renovação de edifícios existentes e de novos edifícios, por exemplo, a fim de reduzir significativamente as necessidades de energia de aquecimento. A utilização da madeira na indústria da construção está cada vez mais em destaque, pelo que a Mösle Bau está bem posicionada com a sua aquisição estratégica para desenvolver ainda mais este mercado da construção.