Fim para Regio-Rad: Stuttgart está descontinuando o programa no distrito de Böblingen!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O programa Regio-Rad no distrito de Böblingen será descontinuado devido ao seu termo em Estugarda - decisão do chefe do departamento de trânsito.

Das Regio-Rad-Programm im Kreis Böblingen wird wegen des Auslaufens in Stuttgart eingestellt – Entscheidung des Verkehrsdezernenten.
O programa Regio-Rad no distrito de Böblingen será descontinuado devido ao seu termo em Estugarda - decisão do chefe do departamento de trânsito.

Fim para Regio-Rad: Stuttgart está descontinuando o programa no distrito de Böblingen!

O programa Regio-Rad no distrito de Böblingen, conhecido por promover a mobilidade sustentável na região, está a ser descontinuado. Isto foi anunciado recentemente por Thomas Wagner, chefe do departamento de transportes, na comissão de ambiente e transportes do conselho distrital.

A principal razão para esta decisão é o término da cooperação entre a cidade de Stuttgart e a Deutsche Bahn Connect GmbH (DBC). O contrato existente, que constitui a base do programa Regio-Rad, termina em 30 de junho de 2026. A administração anunciou que no futuro não serão feitos mais investimentos nas estações existentes do programa.

Impacto na região

A descontinuação do programa Regio-Rad provavelmente não afecta apenas o distrito de Böblingen, mas é de esperar que medidas semelhantes sejam também implementadas noutras partes da região de Estugarda. Apesar de alguma utilização da oferta, parece que a adesão só tem sido modesta nos últimos anos.

O programa Regio-Rad foi uma tentativa de promover uma mobilidade amiga do ambiente na região, o que é ainda mais lamentável tendo em conta os objectivos do conceito de desenvolvimento dos transportes para 2030. De acordo com este conceito, o objectivo é reduzir em 20 por cento o tráfego automóvel com veículos convencionais na bacia do vale, o que sublinha a necessidade de alternativas como a bicicleta. A cidade de Estugarda estabeleceu o objectivo ambicioso de interligar de forma inteligente vários sistemas de transporte, a fim de ter em conta as necessidades de mobilidade dos cidadãos e melhorar a qualidade de vida.

A Deutsche Bahn Connect GmbH, com sede em Frankfurt am Main, afirma que continua comprometida em fornecer um serviço ininterrupto, mas não descarta períodos de inatividade e reserva-se o direito de fazer alterações ou descontinuar o serviço a qualquer momento. Isto também mostra a incerteza geral que existe na política de transportes.

Para o futuro, resta saber que medidas a cidade de Estugarda e os distritos circundantes tomarão para enfrentar os desafios da mobilidade sustentável. A participação activa dos cidadãos e a promoção de transportes ecológicos devem continuar a ser o foco do planeamento urbano.

Mais informações sobre este tópico podem ser encontradas nas páginas do Stuttgarter Nachrichten, do Regio-Rad Stuttgart e do conceito de desenvolvimento de transportes da cidade de Stuttgart: Notícias de Estugarda, Região Rad Estugarda, e Conceito de desenvolvimento de transporte 2030.