Alunos de Böblingen comemoram prêmios por projetos sustentáveis!
Os alunos do Centro Escolar Comercial de Böblingen são homenageados por projetos sustentáveis. Evento em Estugarda.

Alunos de Böblingen comemoram prêmios por projetos sustentáveis!
Um evento especial ocorreu recentemente no Impact Hub Stuttgart que honrou o compromisso de estudantes de todo Baden-Württemberg com o desenvolvimento sustentável. Os participantes incluíram o Centro Escolar Comercial de Böblingen, que ofereceu a 16 alunos do 1º ano do ensino médio de negócios a oportunidade de desenvolver seis projetos inovadores. Esses jovens foram homenageados por suas impressionantes conquistas com um prêmio entregue pelo Secretário de Estado Andre Baumann, do Ministério do Meio Ambiente. A cerimônia de premiação contou com a presença de Anita Merzbacher, membro do conselho da Associação Federal de Economia Sustentável, que incentivou os jovens a transmitirem suas experiências e ideias.
A foto da premiação mostra os alunos do centro escolar comercial com Baumann, Merzbacher, os professores acompanhantes e representantes das empresas parceiras. Esta celebração não foi apenas um destaque para os jovens, mas também um passo significativo para um futuro mais sustentável.
Financiamento para projetos educacionais
No contexto do evento, é importante mencionar o apoio que o Ministério do Meio Ambiente de Baden-Württemberg oferece para tais projetos educacionais. Foram selecionados um total de nove projetos de promoção do desenvolvimento sustentável que receberão um apoio financeiro no valor de 165 mil euros. Assentes no programa de financiamento “Projectos Exemplares de Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, estas iniciativas pretendem desenvolver e transmitir conhecimentos sobre sustentabilidade. Esta é a décima segunda vez que o financiamento ocorre.
Os projetos são diversos e visam ajudar crianças, jovens e adultos a tomarem decisões sustentáveis. Os projetos individuais incluem, entre outras coisas, a criação de desenhos animados sobre temas de sustentabilidade, bem como oficinas interativas para aumentar a conscientização sobre a proteção climática e ambiental. Mais informações sobre os projetos financiados podem ser encontradas no comunicado de imprensa do Ministério do Meio Ambiente baden-wuerttemberg.de.
- Projekt „SDGoal! – Wir machen Sport fit für morgen“
Träger: Evangelische Akademie Bad Boll, Landkreis Göppingen. Fördersumme: 8.367,33 Euro. - Projekt „Tricks for future“
Träger: Landesvereinigung Kulturelle Jugendbildung Baden-Württemberg e.V., Stuttgart. Fördersumme: 19.129,32 Euro. - Projekt „Transculturality for sustainability“
Träger: Afrokids International e.V., Rems-Murr-Kreis. Fördersumme: 20.000 Euro. - Projekt „Zukunftsbox Alb-Donau-Kreis – ein interaktives Zukunftsspiel“
Träger: Landratsamt Alb-Donau-Kreis. Fördersumme: 17.016 Euro. - Projekt „Kitas gestalten Zukunftsgeschichten“
Träger: EPiZ/ AK1W Reutlingen e.V., Landkreis Reutlingen. Fördersumme: 20.000 Euro. - Projekt „Nachhaltigkeit schmeckt! – Generationen lernen gemeinsam Zukunft gestalten“
Träger: Eine-Welt-Forum Mannheim e.V., Mannheim. Fördersumme: 20.000 Euro. - Projekt „StartUp17“ – Social Entrepreneurship als innovative Methode
Träger: Grünhof e.V., Freiburg. Fördersumme: 19.952,88 Euro. - Projekt „Diskussionspunkt Klima – Innovative Methoden zur Behandlung von kontrovers diskutierten Nachhaltigkeitsthemen“
Träger: finep – forum für internationale entwicklung + planung e.V., Stuttgart. Fördersumme: 20.000 Euro. - Projekt „Jugendkonvent für ein nachhaltiges Wirtschaftssystem“
Träger: Gemeinwohl-Ökonomie Baden-Württemberg e.V., Stuttgart. Fördersumme: 20.000 Euro.
Estas diversas iniciativas demonstram o compromisso das instituições educativas e dos jovens em contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável. Tais projetos não só aumentam a consciência das questões ambientais e climáticas, mas também a capacidade dos estudantes de tomarem decisões confiantes num mundo cada vez mais complexo. Com as suas contribuições, o Centro Escolar Comercial de Böblingen demonstrou de forma impressionante que a educação é a chave para um futuro mais sustentável.