Visita gratuita dos eleitores: construção de veículos Meier em Ludersheim em foco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Administrador Distrital Armin Kroder visita Fahrzeugbau Meier em Ludersheim para discutir novos projetos e desafios económicos.

Landrat Armin Kroder besucht Fahrzeugbau Meier in Ludersheim, um über neue Projekte und wirtschaftliche Herausforderungen zu diskutieren.
O Administrador Distrital Armin Kroder visita Fahrzeugbau Meier em Ludersheim para discutir novos projetos e desafios económicos.

Visita gratuita dos eleitores: construção de veículos Meier em Ludersheim em foco!

Em 31 de maio de 2025, uma delegação de Eleitores Livres liderada pelo Administrador Distrital Armin Kroder visitou a empresa Fahrzeugbau Meier em Ludersheim. O grupo, composto pelo porta-voz do conselho distrital de FW, Robert Ilg, outros membros do grupo do conselho distrital e cinco vereadores de Altdorf, recebeu uma visão abrangente dos novos processos de produção dos diretores administrativos Matthias Meier e Stephan Thieme.

A fábrica recém-construída, cuja construção foi adiada devido a atrasos relacionados com o Corona e à descoberta de monumentos arqueológicos em 2017/18, oferece agora espaço para a reformulação, reforço e alongamento de chassis para autocaravanas Mercedes e IVECO. Os custos de construção ascenderam a cerca de 22 milhões de euros, o que corresponde aproximadamente ao volume de negócios anual da empresa. O salão de 10,50 metros de altura foi concluído em um ano e a nova capacidade poderá levar a um aumento de até 40 por cento, mesmo que isso ainda não tenha sido totalmente alcançado.

Desafio económico e inovação

No entanto, a empresa não está isenta de desafios: nas discussões, o diretor-gerente Meier enfatizou a atual relutância em comprar autocaravanas, que se deve à situação económica geral. Este fenómeno não é isolado, mas reflecte as preocupações de toda a indústria. Neste contexto, o departamento de desenvolvimento próprio da Fahrzeugbau Meier é particularmente importante, pois aqui são criados produtos de nicho inovadores e exclusivos. A empresa também planeja expandir seu modelo de negócios com a conversão de veículos especiais.

Thomas Dietz, líder do grupo parlamentar dos Eleitores Livres, enfatizou a importância da empresa para a economia local. O imposto comercial e a criação de empregos são fatores centrais para o município. A Fahrzeugbau Meier emprega atualmente 140 pessoas e forma onze aprendizes - um compromisso que é ainda mais valioso na atual situação económica.

Desafios da indústria automobilística

Estes desenvolvimentos locais estão relacionados com os desafios atuais que a indústria automóvel enfrenta na Alemanha. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto ifo em nome da Câmara de Indústria e Comércio da Baviera, a principal indústria da construção de veículos enfrenta grandes convulsões. Megatendências como veículos conectados, condução autónoma, unidades alternativas e novas ofertas de mobilidade têm um impacto significativo na indústria. A eletromobilidade, em particular, está a ser impulsionada por metas climáticas e subsídios de mercado, o que está a conduzir a uma perda emergente de importância dos sistemas de transmissão tradicionais.

A pressão sobre as empresas para se adaptarem a estas tendências é elevada. Segundo estimativas, cerca de 55 000 postos de trabalho na Baviera correm o risco de serem cortados e são necessários programas de qualificação adequados na indústria. Os esforços de investigação para reduzir as emissões de CO2 são necessários para satisfazer as exigências do futuro e, ao mesmo tempo, garantir os empregos existentes.

Medidas regulatórias adicionais na área tributária, especialmente no que diz respeito ao imposto sobre vendas na compra de veículos novos, são importantes para empresas como a Fahrzeugbau Meier. As aquisições intracomunitárias estão sujeitas ao imposto sobre vendas no país de destino, o que requer uma consideração cuidadosa por parte dos empresários que desejam adquirir veículos para fins não comerciais. A taxa geral de imposto para compras intracomunitárias de veículos novos é de 19 por cento, e a declaração fiscal deve ser apresentada no prazo de dez dias após a compra.

A construção de veículos Meier não é, portanto, apenas de valor considerável para a comunidade, mas também exemplifica os desafios e oportunidades que toda a indústria enfrenta atualmente. A visita dos Eleitores Livres destacou o interesse numa economia forte e orientada para o futuro na região.

n-land.de relata que…
Zoll.de informa que…
ihk-muenchen.de destaca que…