Nova ciclovia entre Aidlingen e Dagersheim: Quem sabe?
O distrito de Böblingen está planejando converter uma ciclovia íngreme perto de Aidlingen. As discussões sobre informações e implementação estão em andamento.

Nova ciclovia entre Aidlingen e Dagersheim: Quem sabe?
O distrito de Böblingen está planejando converter uma ciclovia íngreme entre Aidlingen e Dagersheim. Esta ciclovia tem atualmente uma inclinação superior a 17 por cento, o que a torna perigosa para muitos ciclistas. Para aumentar a segurança, o distrito quer reconstruir 370 metros da ciclovia e reduzir a inclinação. Segundo estimativas, o custo deste projeto é de 915 mil euros. No entanto, existem preocupações sobre a sua viabilidade, não só por questões financeiras, mas também porque os animais da área podem ser potencialmente afectados. Isto é relatado pelo Jornal distrital Böblinger Bote.
Outro aspecto notável é que a comunidade de Aidlingen aparentemente não foi devidamente informada sobre estes planos. Numa comissão do conselho distrital, um vereador distrital que também faz parte do conselho municipal de Aidlingen expressou a sua surpresa por ter sido o único informado sobre as medidas planeadas. A iniciativa de desactivação da ciclovia já deveria ter sido concluída em comissão, mas o conselho distrital pediu o adiamento para criar mais clareza na discussão.
Comunicação em foco
Uma razão para a lacuna de informação pode ser a mudança na administração municipal de Aidlingen. A nova prefeita, Helena Österle, assumiu recentemente o cargo e, portanto, pode ainda não ter uma visão geral de todos os acontecimentos. O chefe do Gabinete de Construção de Estradas e Ciclismo, Wladimir Hahnstein, também deixou claro que o conselho local de Aidlingen já tinha aprovado o desmantelamento da ciclovia existente no passado. Isto mostra que houve acordos anteriores que podem já não estar na consciência da nova administração.
Outro problema é que Aidlingen não quis aproveitar a visita presencial oferecida pelo distrito para inspecionar o polêmico ponto de inclinação. Esta falta de comunicação está a tornar-se cada vez mais uma questão central na discussão sobre a situação das ciclovias e pode influenciar as próximas decisões no conselho distrital.
Planeamento da bicicleta num contexto nacional
A conversão da ciclovia está alinhada ao Plano Nacional de Ciclismo 3.0, desenvolvido pelo governo federal como estratégia de promoção da bicicleta até 2030. O objetivo é consolidar a bicicleta como meio de transporte atrativo e seguro e aumentar o número de quilômetros pedalados. O plano define quatro pilares centrais da promoção da bicicleta e promove a criação de redes cicloviárias contínuas e infraestruturas de alta qualidade. Isto também poderia ser importante para o planeamento da utilização da bicicleta em Aidlingen, se os intervenientes locais quiserem seriamente impulsionar a conversão. Mais informações sobre o Plano Nacional de Ciclismo podem ser encontradas no site Ministério Federal dos Transportes.
Na segunda-feira, 13 de outubro, o conselho distrital decidirá sobre o público e o desarmamento da garganta. Os desenvolvimentos em Aidlingen são um exemplo interessante dos desafios que já existem no planeamento cicloviário a nível municipal e que requerem uma comunicação e cooperação claras entre as várias instituições.