Cuidado com o quishing: os fraudadores esvaziam contas com códigos QR falsos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Aidlingen, um homem de 63 anos perdeu 20 mil euros ao reprimir a fraude. Dicas para evitar e prevenir fraudes com códigos QR.

In Aidlingen verlor ein 63-Jähriger 20.000 Euro durch Quishing-Betrug. Tipps zur Vermeidung und Prävention von QR-Code-Betrug.
Em Aidlingen, um homem de 63 anos perdeu 20 mil euros ao reprimir a fraude. Dicas para evitar e prevenir fraudes com códigos QR.

Cuidado com o quishing: os fraudadores esvaziam contas com códigos QR falsos!

Nos últimos dias, registaram-se casos preocupantes de fraude nos distritos de Ludwigsburg e Böblingen, que chamaram a atenção para o novo esquema de “quishing”. Neste golpe, as vítimas escaneiam códigos QR falsos que as direcionam para sites online fraudulentos. Os perpetradores usam esses dados para obter informações de contas pessoais e dados bancários. Um homem de 63 anos de Aidlingen sofreu recentemente uma perda de 20.000 euros depois de receber uma carta falsa do seu banco que continha um código QR. Ele leu o código e, sem saber, registrou um dos celulares dos fraudadores em seu banco on-line, o que permitiu que os criminosos retirassem grandes quantias de dinheiro de sua conta sem autorização, como ZVW relatórios.

Outro incidente ocorreu em 27 de maio, quando um jovem de 19 anos de Remseck também foi vítima de tal golpe. Ela escaneou um código QR de um suposto comprador e perdeu quase 1.000 euros. Estes dois incidentes deixam claro que o abandono é uma ameaça séria.

As armadilhas dos códigos QR

Quishing usa códigos QR para enganar as vítimas. Muitas pessoas consideram os códigos QR inofensivos porque geralmente são usados ​​para aplicações úteis. No entanto, o conteúdo destes códigos não é visível a olho nu, o que os torna uma ferramenta ideal para fraudadores. Além disso, muitos programas antivírus não reconhecem os códigos QR como uma ameaça, o que aumenta o perigo. Os sinais de ser vítima de quishing são claros: incluem a leitura de um código QR que solicita informações pessoais ou bancárias, bem como o recebimento de uma carta de um “banco” com esse código para atualizar as configurações de segurança. A leitura de um código em uma máquina de estacionamento também pode levar a movimentos incomuns de contas, como aponta anwalt.de.

Se você suspeitar de quishing, as pessoas afetadas devem informar imediatamente o seu banco e bloquear as contas afetadas. Alterar a senha e denunciar à polícia também estão na lista de medidas necessárias. Além disso, é aconselhável verificar a autenticidade dos códigos QR antes de inserir informações pessoais. Além disso, medidas de proteção úteis devem ser tomadas, como usar um filtro quishing e ser cético em relação a leituras de códigos QR não solicitadas.

Graves consequências para as vítimas

As perdas financeiras decorrentes do quishing podem ser significativas. Os afetados não devem apenas contactar o seu banco, mas também as autoridades competentes ou organizações de defesa do consumidor, a fim de tomar medidas legais para recuperar o dinheiro. Quishing é um problema crescente que afeta todos os ativos online. Isto torna ainda mais importante reconhecer os perigos e proteger-se ativamente para não cair na armadilha dos fraudadores.