ESCÂNDALO na Porsche: 3.900 empregos em risco – Blume alerta sobre CHAO!
A Porsche em Zuffenhausen está a planear cortes massivos de empregos e mudanças estruturais para garantir a competitividade até 2029.

ESCÂNDALO na Porsche: 3.900 empregos em risco – Blume alerta sobre CHAO!
O mundo automotivo está virado de cabeça para baixo e por um motivo que deveria chocar os corações dos fãs da Porsche! O CEO da Porsche, Oliver Blume, enviou uma mensagem gelada à força de trabalho da marca cult, confrontando-a com desafios inimagináveis: o atual modelo de negócios da Porsche não funciona mais! Mercúrio relata que os governantes automotivos em Stuttgart devem planejar um novo pacote estrutural para manter a marca outrora exaltada na competição.
Mas isso não é tudo! Em Fevereiro de 2025, foi anunciado que chocantes 1.900 empregos teriam de ser cortados. E isso é apenas o começo! Prevê-se que um número incrível de 3.900 postos de trabalho sejam cortados até 2029. O sombrio pressentimento de que a força de trabalho não terá de temer quaisquer despedimentos até 2030 pode ser reconfortante - mas os cortes de postos de trabalho estão a ser feitos numa base voluntária, o que provavelmente apenas aumentará ainda mais os receios dos trabalhadores!
Uma carta cheia de preocupações
Numa carta comovente, Blume dirigiu-se diretamente aos funcionários e descreveu a situação como grave! As próximas conversações com o conselho de empresa sobre novas poupanças poderão ser o passo decisivo para um futuro sombrio. O medo força a força de trabalho a entrar em suas caixas de entrada de e-mail, onde se acumulam as preocupações com a situação da empresa. A notícia dos cortes iminentes chegou apenas três semanas antes das férias da empresa, como se quisessem estragar o verão dos funcionários!
Mas as notícias desastrosas não param por aí! A Porsche tem agora de enfrentar enormes desafios nos mercados emergentes da China e dos EUA. O mercado de veículos de luxo na China sofreu um declínio dramático e os carros eléctricos acessíveis têm um forte controlo neste mercado. Outro problema óbvio são as novas tarifas e o dólar fraco, que estão a colocar uma pressão significativa sobre os negócios nos EUA. A procura por mobilidade elétrica está a crescer mais lentamente do que o esperado, obrigando a Porsche a rever em baixa a sua previsão anual para 2025!
Uma queda no poço sem fundo
Os números falam por si! No primeiro trimestre de 2025, o resultado operacional despencou uns chocantes 40,6%, para apenas 0,76 mil milhões de euros. Além disso, as vendas caíram para 8,86 mil milhões de euros. A Porsche está no meio da tempestade e as nuvens escuras sobre Stuttgart não desaparecerão até que os desafios sejam superados. Alemães do Sul iluminou de forma impressionante a tragédia desta situação.
Os detalhes do pacote estrutural sem precedentes estão a ser elaborados à porta fechada e os trabalhadores devem temer que a segurança futura dos seus empregos esteja em perigo. Será que os dias de glória da Porsche finalmente terminarão? Uma coisa é certa: as águas-furtadas em Estugarda estão num ponto de viragem crítico e os próximos passos poderão mudar tudo!