JORNADA DE ESCÂNDALO! O presidente do Parlamento Estadual, Aras, luta contra o extremismo de direita!
O presidente do Parlamento Estadual, Aras, visitará memoriais em Baden-Württemberg nos dias 17 e 18 de julho de 2025 para promover o trabalho de memória.

JORNADA DE ESCÂNDALO! O presidente do Parlamento Estadual, Aras, luta contra o extremismo de direita!
A atmosfera em Baden-Württemberg será moldada por um acontecimento dramático nos dias 17 e 18 de julho de 2025, que se concentrará não apenas no trabalho de memória no país, mas também na ascensão do extremismo de direita. Já pela sétima vez O Presidente do Parlamento Estadual, Muhterem Aras (Verdes), faz uma visita memorial que relembra de forma chocante os horrores do passado e aborda os sinais alarmantes do presente. A viagem emocionante leva-os, entre outras coisas, aos memoriais dos campos de concentração em Leonberg e Vaihingen/Enz, onde as atrocidades cometidas contra dezenas de milhares de prisioneiros foram verdadeiramente catastróficas - um capítulo negro que nunca deve ser esquecido!
Em Leonberg, onde ocorreu o inferno do trabalho forçado no túnel de Engelberg, morreram centenas de homens de 24 nações! Até 5.000 prisioneiros sofreu condições indescritíveis nos anos de 1944 a 1945. E em Vaihingen/Enz, onde 2.500 prisioneiros foram usados para construir um bunker subterrâneo, apenas o horror aconteceu - cerca de 1.600 vítimas deixaram um resultado chocante. Estes fatos impiedosos devem nos acordar!
Uma mensagem dramática para o futuro
Mas o acontecimento vai muito além do contexto histórico! Aras falará em uma reunião noturna na Igreja de São Pedro em Vaihingen/Enz junto com o cientista político Rolf Frankenberger, cujas percepções sobre o crescente extremismo de direita não poderiam ser mais emocionantes. Sob o lema “Democracia e Memória – Desafios Atuais” O objetivo é lançar luz sobre os problemas prementes do nosso tempo! As contribuições musicais de jovens talentos da escola de música local irão tocar a noite tanto emocionalmente como realçá-la com uma dignidade impressionante.
No segundo dia da viagem memorial, Aras visitará uma sinagoga em Michelbach/Lücke e o memorial “Os Homens de Brettheim”, cuja existência também é marcada por um sofrimento indescritível. A última parada, o Museu Judaico de Creglingen, é nada menos que um memorial contra o esquecimento. Um presidente da Câmara e os representantes dos círculos eleitorais estão ao seu lado – toda uma elite política está a mobilizar-se para esta importante missão!
A importância do trabalho de memória
Esta notável visita memorial não é apenas uma homenagem às vítimas do passado, mas também um apelo urgente a todos nós: A memória das atrocidades do Nacional-Socialismo deve permanecer viva! Os memoriais não são apenas memoriais; proporcionam também uma importante plataforma de informação sobre os crimes desta época terrível. A memória ajuda a preservar e defender a humanidade, a dignidade e a tolerância. Numa época em que as ideologias extremistas de direita estão a ganhar importância, tais eventos são essenciais!
Caminhamos para um momento crítico em que a recordação do passado deverá encorajar-nos a viver melhor juntos e, sobretudo, com mais respeito. O capítulo negro da Alemanha nunca deve ser esquecido - porque esta é a única forma de podermos moldar o futuro e evitar que tais crimes voltem a acontecer!