Trilha ambiental no Schwabtunnel: Stuttgart está se tornando mais amiga da bicicleta!
Stuttgart-West está planejando uma faixa ambiental para ônibus e ciclistas no Schwabtunnel para melhorar a infraestrutura cicloviária e reduzir o tráfego.

Trilha ambiental no Schwabtunnel: Stuttgart está se tornando mais amiga da bicicleta!
Em Stuttgart-Oeste, foi adotado um conceito inovador para melhorar o ciclismo no Schwabtunnel. Uma nova faixa ambiental que utiliza exclusivamente ônibus e ciclistas ajudará a otimizar o fluxo de tráfego na cidade e a tornar o ciclismo mais seguro. Esta ideia não é inteiramente nova, mas regressou à discussão política. Espera-se que uma ampla maioria no conselho local implemente esta inovação Notícias de Estugarda relatório.
O novo teste de trânsito intitulado “Pista ambiental para tráfego de bicicletas e ônibus no sentido Stuttgart-Oeste” já foi apresentado à administração. O Comité de Desenvolvimento Urbano e Tecnologia decidiu prosseguir o projecto planeado com base num relatório abrangente da administração. Esta tentativa surge na sequência da iniciativa de cidadania “Radentscheid” e da decisão fundamental do conselho municipal de 2019, que visa criar uma cidade amiga da bicicleta. O objetivo é criar uma infraestrutura cicloviária completa e segura e ao mesmo tempo reduzir as áreas destinadas ao transporte motorizado individual. Puls0711 complementado.
Segurança rodoviária em foco
O Schwabtunnel, originalmente projetado como um túnel de bonde, nunca foi projetado para o tráfego de automóveis. No entanto, ainda surgem situações perigosas para os ciclistas que são confrontados com utilização não autorizada e ultrapassagens ilegais em túneis. As pesquisas atuais mostram que as regulamentações de trânsito existentes não são suficientes para garantir a segurança dos ciclistas. A polícia também documentou inúmeras violações das regras no Schwabtunnel. Atualmente, o monitoramento técnico e de pessoal do tráfego não é possível, o que aumenta ainda mais os perigos para os ciclistas.
Sugestões para separar estruturalmente as vias ou abrir a calçada para ciclistas foram rejeitadas como inadequadas. Em vez disso, o teste de tráfego deverá servir de base para futuras decisões sobre a utilização do Schwabtunnel. Os planos anteriores já contêm muitos detalhes e podem ser implementados prontamente.
Feedback positivo e perspectivas futuras
Prevê-se que a percentagem de ciclismo em Estugarda aumente para 25% do tráfego total até 2025. A maioria do Conselho Consultivo do Distrito Sul e Oeste já tinha votado a favor desta abordagem em 2021. Portanto, o enriquecimento da infra-estrutura cicloviária e a realização do teste de tráfego não são apenas um passo na direcção certa, mas também uma resposta às crescentes exigências sobre o ciclismo na cidade.
Devido à localização única do Schwabtunnel, que está localizado entre Erwin-Schöttle-Platz e Schwabstraße e está bem conectado ao transporte público local, a qualidade de vida dos residentes melhorará significativamente, reduzindo o número de transporte privado motorizado nos distritos da cidade. O espaço com trânsito calmo não beneficiará apenas os ciclistas, mas também ajudará a reduzir a pressão sobre o ambiente e a promover a adaptabilidade da cidade.
Esta iniciativa marca mais um passo no sentido de se tornar uma cidade mais amiga da bicicleta e com consciência ambiental, na qual a bicicleta desempenha um papel central.