Votos da Coreia do Sul: O líder da oposição Lee Jae-myung triunfa com 51,7%!
Na Coreia do Sul, Lee Jae-myung venceu as eleições presidenciais com 51,7% dos votos. Esta primária seguiu a remoção de Yoon Suk Yeol.

Votos da Coreia do Sul: O líder da oposição Lee Jae-myung triunfa com 51,7%!
Um novo presidente foi eleito ontem na Coreia do Sul. A pesquisa pós-eleitoral mostra o candidato da oposição Lee Jae-myung bem à frente com 51,7% dos votos, enquanto seu rival conservador Kim Moon Soo recebeu 39,3% dos votos. A eleição foi realizada logo após o ex-presidente Yoon Suk Yeol ter sido deposto por declarar a lei marcial. Alto Notícias de Estugarda Yoon foi suspenso do cargo em dezembro do ano passado devido a uma disputa orçamentária após declarar a lei marcial, que foi suspensa após algumas horas.
O Parlamento votou pela remoção de Yoon Suk Yeol, uma decisão que foi confirmada pelo Tribunal Constitucional em Abril. Lee Jae-myung, o líder da oposição do Partido Democrata, de 61 anos, já era considerado o favorito antes das eleições. Dada a turbulência política, muitos eleitores esperam que este resultado eleitoral ponha fim à crise e regresse à estabilidade. Muitos eleitores expressaram que apoiavam Lee porque viam Yoon como um traidor do povo.
Resultados eleitorais e participação eleitoral
A participação eleitoral foi de cerca de 77,8%, o nível mais alto em quase duas décadas. Mais de 44,3 milhões de eleitores foram chamados a votar. Este elevado nível de participação reflecte o interesse da população, que anseia por mudanças claras no panorama político. Alto Tempo O resultado final das eleições é esperado por volta da meia-noite, horário local, o que é muito importante para muitos eleitores.
Lee Jae-myung, um antigo advogado de direitos humanos, também conhecido pelas suas posições sobre energias renováveis e direitos dos trabalhadores, também está a planear uma reaproximação com a China e a Coreia do Norte. Em contraste, Kim Moon Soo apela a uma atitude dura contra a Coreia do Norte e sugeriu estacionar armas nucleares tácticas dos EUA na Coreia do Sul. Kim observou que procura a desregulamentação económica para as empresas e enfatiza os benefícios sociais para os grupos desfavorecidos.
Um novo começo
O recém-eleito presidente Lee tomará posse na quarta-feira, sem o habitual período de transição de dois meses. Com estas eleições, a Coreia do Sul encontra-se numa encruzilhada, pois a população espera uma nova liderança política que possa estabilizar o país e afastar-se das controvérsias dos últimos meses. As vozes esperançosas do eleitorado mostram que muitos sentem que a vitória eleitoral de Lee Jae-myung poderá abrir caminho para um futuro melhor.