Iniciativa de cidadania luta por antigos nomes de ruas em Münster!
A iniciativa dos cidadãos em Münster apela à revogação da mudança de nome das ruas para recolher assinaturas em 6 de maio de 2023.

Iniciativa de cidadania luta por antigos nomes de ruas em Münster!
Em Münster, a discussão sobre a renomeação de ruas que têm uma ligação direta com a era nacional-socialista está a ganhar força. Hoje, 4 de junho de 2025, a situação mostra como a participação dos cidadãos e as decisões políticas podem interagir a nível local. Uma iniciativa de cidadãos está a fazer campanha para poupar as conhecidas ruas Skagerrakstrasse, Admiral-Scheer-Strasse, Admiral-Spee-Strasse, Otto-Weddigen-Strasse (Mauritz-Mitte) e Langemarckstrasse (Rumphorst) da mudança de nome planeada. Alto Münster.de A maioria do conselho distrital de Münster-Mitte votou a favor da mudança de nome em maio de 2023. Isto aconteceu como parte de um debate mais amplo sobre a cultura da memória na cidade.
Uma iniciativa de cidadania é um meio eficaz de contestar decisões políticas a nível local. Na Renânia do Norte-Vestefália, os cidadãos podem obter uma reavaliação das decisões através da recolha de assinaturas, caso cumpram os requisitos necessários legalmente estabelecidos. A iniciativa requer 5.356 assinaturas no prazo de três meses, sendo o prazo para recolha de assinaturas 6 de maio de 2023. Dada a população de 132.019 no distrito de Münster-Mitte, são necessários pelo menos 5 por cento dos cidadãos elegíveis para votar. Nas últimas eleições autárquicas, 107.112 pessoas estavam recenseadas para votar no distrito, o que permite alcançar os votos necessários.
Decisões políticas e ressonância social
A decisão de renomear não foi em vão. Facções como os Verdes, o SPD, o Volt e a Esquerda decidiram encarregar a administração da cidade de tomar este passo, a fim de demonstrar um claro distanciamento do Nacional-Socialismo. As ruas afetadas estão ligadas a este passado simbolicamente e não apenas geograficamente. A criação de novos nomes de ruas também deverá ocorrer com a participação dos cidadãos, a fim de iniciar um processo dialógico.
Um objectivo central destas renomeações é não deixar memória alguma do Nacional-Socialismo, o que sublinha a urgência das medidas. O porta-voz do Partido Verde em Münster, Jörg Rostek, destaca isto e menciona que a iniciativa de cidadania está a criar uma importante plataforma para debates políticos com o seu pedido. Para receber os nomes das ruas, mais de 10 por cento da população, ou seja, pelo menos 10.712 pessoas, teriam de votar.
O curso adicional
Depois de a administração ter verificado as assinaturas, o conselho distrital tem oito semanas para decidir. Um referendo poderá ocorrer se o conselho distrital rejeitar o pedido. No caso de tal decisão, todos os eleitores elegíveis têm a oportunidade de votar na iniciativa de cidadania. Jörg Rostek vê a iniciativa de cidadania como uma oportunidade para aprofundar o debate político na sociedade. O objetivo é também aumentar a conscientização sobre conexões históricas.
Embora algumas ruas, como Tannenbergstrasse e Prinz-Eugen-Strasse, permaneçam inalteradas, resta saber como a participação dos cidadãos e as decisões políticas acabarão por mudar a paisagem urbana de Münster. Mais informações sobre os nomes das ruas e a situação atual estão disponíveis no site da cidade.