Distrito de Konstanz ganha prêmio de integração por psicoterapia inovadora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bad Cannstatt sediou o Prêmio Integração BW 2025, onde foi homenageado um projeto de psicoterapia para refugiados.

Bad Cannstatt war Gastgeber des Integrationspreises BW 2025, wo ein Projekt für Flüchtlingspsychotherapie ausgezeichnet wurde.
Bad Cannstatt sediou o Prêmio Integração BW 2025, onde foi homenageado um projeto de psicoterapia para refugiados.

Distrito de Konstanz ganha prêmio de integração por psicoterapia inovadora!

Numa cerimónia no dia 8 de maio de 2025, o projeto “Psicoterapia para Refugiados – Tratamento psicoterapêutico coordenado com o envolvimento de patrocinadores de saúde” foi premiado no âmbito do primeiro prémio de integração do estado de Baden-Württemberg. Alcançou o segundo lugar na categoria sociedade civil e foi apresentado pelo Ministro do Social e da Integração, Manne Lucha, diante de cerca de 400 convidados em Bad Cannstatt. LRAKN relata que um total de 236 projetos foram submetidos, dos quais apenas nove foram premiados.

O júri independente, composto por membros do Conselho Consultivo Estadual para a Integração e outros especialistas, elogiou o projeto por criar uma rede de patrocinadores de saúde, psicólogos, serviço social para refugiados e terapeutas. Esta rede ultrapassa as barreiras de acesso ao sistema de saúde e permite que os refugiados que sofrem de problemas de saúde mental sejam melhor integrados nos cuidados padrão.

A importância do prêmio de integração

O prémio integração é atribuído em três categorias: sociedade civil, municípios e administração, bem como empresas e associações. O objetivo deste prémio é tornar visível o compromisso com a coesão social, a igualdade de oportunidades e a compreensão mútua em Baden-Württemberg. Num outro nível, a iniciativa #gemeinsamBW foi lançada por ocasião da cerimónia de entrega de prémios, que é apoiada por apoiantes proeminentes. Ministério Social BW destaca que 380 candidaturas foram apresentadas este ano.

O projeto “Psicoterapia para Refugiados” é executado desde 2017 por uma equipe de pesquisa da Universidade de Konstanz, liderada pelo Dr. Michael Odenwald, Dra. O objectivo é melhorar a integração no sistema de abastecimento regional, estando em avaliação o modelo KOBEG. Esta colaboração ocorre em estreita cooperação com o escritório distrital e os municípios do distrito de Konstanz, que também garantem o apoio financeiro ao projeto. O financiamento provém do Fundo da UE para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e as cidades de Konstanz, Singen e Radolfzell.

Odenwald relatou o progresso do projecto na reunião do conselho distrital no dia 26 de Maio de 2025, enquanto o Administrador Distrital Zeno Danner agradeceu à equipa pelo seu excelente empenho e felicitou-os pelo prémio. A cerimónia de entrega de prémios e o interesse associado sublinham o importante papel dos projetos de integração na sociedade.