ESCÂNDALO: Vagas de escritórios nas grandes cidades em alta HISTÓRICA!
Em Waiblingen, as vagas de escritórios estão a aumentar para níveis recorde. As análises mostram tendências e desafios do mercado imobiliário, influenciados pelos home offices e pelas incertezas econômicas.

ESCÂNDALO: Vagas de escritórios nas grandes cidades em alta HISTÓRICA!
A situação do mercado imobiliário nas principais cidades da Alemanha é DRAMÁTICA! As vagas de escritórios atingiram um nível CHOCANTE em um momento em que retornar ao escritório deveria ser um raio de esperança! Mas, contrariamente às expectativas, os números estão a aumentar. Como o ZVW relatórios, a proporção de espaços de escritórios vagos está a aumentar para o seu nível mais elevado em mais de uma década - a espiral de incerteza e mudança está a girar inexoravelmente!
No segundo trimestre, mais de 7,6 milhões de metros quadrados de escritórios ficaram vagos em METRÓPOLES como Berlim, Hamburgo, Munique e Stuttgart - isso é simplesmente ÚNICO! Embora a absorção tenha aumentado 9%, para quase 1,4 milhões de metros quadrados, no primeiro semestre de 2025, o entusiasmo está a cair no esquecimento. As empresas estão a adiar negócios ou a prorrogar contratos existentes enquanto a pressão do aumento das taxas de juro e a incerteza causada pelas tarifas dos EUA crescem enormemente!
Vaga com tendência crescente
A taxa de vacância de 7,7 por cento excede em muito os cinco por cento considerados “saudáveis”! Este é um desenvolvimento ALARMANTE e mostra claramente que um retorno ao antigo normal está FORA DE QUESTION. Antes da pandemia, essa taxa era de mágicos 3%. O que tudo isso significa? A PROFECIA é clara: a procura de espaço para escritórios poderá cair até 12% até 2030 - são uns épicos 11,5 milhões de metros quadrados que poderão então tornar-se redundantes, como aquele n-tv documentado!
Graças à tendência do home office, que continua a cobrir uma percentagem estável de 25% dos trabalhadores na Alemanha, muitas empresas estão a puxar o travão de emergência. Apesar de uma ligeira recuperação, a ocupação de espaço poderá permanecer muito aquém dos números dos últimos anos - os dias dos gloriosos contratos de espaço de escritório já se foram. Isto não só mudará a arquitetura das nossas cidades, mas também terá o potencial para uma mudança BRUTAL no mercado!
Os 3 fatos MAIS CHOCANTES
- Fakt 1: Leerstandsquote in Metropolen liegt bei 7,7% – erschreckend über dem gesunden Niveau!
- Fakt 2: Flächenumsatz 2024 liegt 30% unter dem Durchschnitt der letzten zehn Jahre! Ein WUNDER!
- Fakt 3: Über 69% der Unternehmen setzen auf regelmäßiges Homeoffice – was für eine ZUKUNFTSAUSSICHT!
E enquanto os preços dos imóveis residenciais estão a disparar, os imóveis de escritórios permanecem num estado desastroso e demoram a recuperar. A análise do se mostra: Cada vez mais edifícios de escritórios antigos em locais periféricos estão se tornando um fardo - e convertê-los em espaços residenciais é um sonho não realizado! As empresas querem espaços de escritórios modernos e sustentáveis; a tendência para espaços vagos e não renovados é imparável.
O futuro do escritório é incerto e a Alemanha está à BEIRA de uma mudança massiva. O mercado imobiliário de escritórios está em crise e resta saber se as coisas se acalmarão ou se assistiremos a uma transformação revolucionária que poderá mudar para sempre a nossa vida profissional!