Ataque com faca na Estação Central de Hamburgo: Seis gravemente feridos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ataque com faca na Estação Central de Hamburgo: Em 23 de maio de 2025, uma mulher feriu várias pessoas com uma faca, a polícia está investigando.

Messerangriff am Hamburger Hauptbahnhof: Am 23.05.2025 verletzte eine Frau mehrere Personen mit einem Messer, Polizei ermittelt.
Ataque com faca na Estação Central de Hamburgo: Em 23 de maio de 2025, uma mulher feriu várias pessoas com uma faca, a polícia está investigando.

Ataque com faca na Estação Central de Hamburgo: Seis gravemente feridos!

Na noite de 23 de maio de 2025, ocorreu um grave ataque com faca na Estação Central de Hamburgo. Uma mulher de 39 anos feriu vários transeuntes entre as 18h05. e 18h30, o que resultou em um grande número de policiais e equipes de resgate. O agressor esfaqueou passageiros aleatoriamente em uma plataforma entre as pistas 13 e 14, deixando seis pessoas gravemente feridas, três gravemente feridas e três levemente feridas. A polícia inicialmente não divulgou o número exato de feridos, mas mais tarde conseguiu confirmar que os ferimentos eram críticos. Graças à rápida intervenção dos policiais, o agressor foi dominado e preso no local. A Polícia Federal presume que foi um crime isolado, mas a motivação do crime ainda é desconhecida. A investigação sobre os antecedentes está em pleno andamento.

A Estação Central de Hamburgo é um centro de transportes movimentado e o incidente levou a restrições significativas ao tráfego ferroviário. As pistas 13 e 14 foram fechadas e houve atrasos e desvios para o tráfego de longa distância. As áreas exteriores entre Hühnerposten e Steintor foram em grande parte isoladas, enquanto as ruas Steintorbrücke e Steintordamm foram fechadas ao tráfego. As escadas para os trilhos permaneceram bloqueadas enquanto a equipe de serviço cuidava dos viajantes na estação principal. A Deutsche Bahn expressou consternação com o incidente e garantiu que a segurança dos passageiros é a sua principal prioridade.

Aumento de ataques com faca na Alemanha

A tragédia em Hamburgo evidencia mais uma vez o número crescente de ataques com faca na Alemanha. Houve vários incidentes semelhantes nos últimos meses. Em Bielefeld, por exemplo, pessoas ficaram gravemente feridas em frente a um bar, e em Bremen houve um ataque com faca em que um homem ficou gravemente ferido. Outro exemplo trágico é a morte de um afegão de 17 anos em Schwerin, que foi esfaqueado. Também em Aschaffenburg, um afegão suspeito de ter problemas mentais atacou crianças e transeuntes, resultando em vários feridos e mortes. Esta tendência para a violência é preocupante e foi registada nas estatísticas de criminalidade policial de 2024.

De acordo com as Estatísticas da Criminalidade Policial (PKS) 2024, a criminalidade violenta na Alemanha aumentou 1,5%, para um total de 217.277 casos, o nível mais elevado desde 2007. O que é particularmente alarmante é o aumento dos ataques com faca registados desde a introdução das novas estatísticas. Em 2024, foram registrados 29.014 ataques com faca, dos quais 54,3% foram registrados em crimes violentos. Estes números representam um apelo urgente para rever a situação de segurança na Alemanha.

O porte de armas, incluindo facas, é proibido nos transportes públicos e especialmente na Estação Central de Hamburgo. Apesar desta regulamentação, a cidade não é poupada de atos de violência. As autoridades têm agora a responsabilidade de rever as precauções de segurança e informar o público sobre os procedimentos de emergência e regras de conduta em situações perigosas.