Kretschmann pede uma rápida redução do imposto sobre eletricidade para as empresas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Winfried Kretschmann pede uma redução do imposto sobre eletricidade para as empresas em 4 de julho de 2025, a fim de garantir competitividade e alívio.

Winfried Kretschmann fordert eine Senkung der Stromsteuer für Unternehmen am 4.07.2025, um Wettbewerbsfähigkeit und Entlastung zu gewährleisten.
Winfried Kretschmann pede uma redução do imposto sobre eletricidade para as empresas em 4 de julho de 2025, a fim de garantir competitividade e alívio.

Kretschmann pede uma rápida redução do imposto sobre eletricidade para as empresas!

O primeiro-ministro de Baden-Württemberg, Winfried Kretschmann, pronunciou-se mais uma vez a favor da redução do imposto sobre a electricidade. Ele critica a decisão do governo federal de não reduzir os impostos sobre energia elétrica para todos os cidadãos e empresas. Segundo Kretschmann, é urgentemente necessário um alívio para as pequenas empresas comerciais e industriais, a fim de facilitar a estas empresas lidar com os elevados preços da electricidade. Nas suas declarações, sublinha a importância destas empresas para a inovação, o emprego e a recuperação económica na Alemanha.

Kretschmann sublinha particularmente que as prioridades do governo federal, em particular a maior ênfase nas pensões das mães, contrastam com os desafios da competitividade económica. Criticou duramente a decisão dos dirigentes da União e do SPD de não implementar inicialmente uma redução geral do imposto sobre a electricidade. Esta medida está em linha com o acordo de coligação, que, no entanto, ainda está sujeito a financiamento.

Reações e demandas políticas

O Chanceler Federal Friedrich Merz (CDU) e o Ministro das Finanças Lars Klingbeil (SPD) defenderam a decisão sobre o imposto sobre a electricidade com base em restrições orçamentais. No entanto, os líderes dos grupos parlamentares da CDU e da CSU apelam a que o imposto sobre a electricidade seja rapidamente reduzido para o mínimo europeu. Uma decisão tomada durante uma conferência em Bad Dürkheim considera esta medida importante para apoiar as empresas e as famílias e para fortalecer a competitividade da economia alemã.

Segundo os líderes dos grupos parlamentares, a desejada redução do imposto sobre a electricidade para o sector transformador é apenas o primeiro passo. Um alívio adicional deverá ser implementado assim que houver margem de manobra financeira. Uma redução do imposto sobre a electricidade é considerada crucial para acelerar a transição para as energias renováveis. Os elevados impostos sobre a electricidade têm um impacto negativo no incentivo à substituição dos combustíveis fósseis por electricidade limpa e, portanto, também oneram o comércio e as pequenas e médias empresas.

Perspectivas econômicas

Manuel Hagel, presidente da conferência de presidentes do grupo parlamentar, vê a redução do imposto sobre a electricidade não só como uma oportunidade para reduzir a carga económica, mas também como uma oportunidade para reforçar a confiança da população na capacidade de acção do Estado e de estimular a economia. Isto sublinha a urgência com que devem ser encontradas soluções políticas para enfrentar os desafios do mercado.

ZVW relata que…

Wall Street Online informa que...