Esperança de retorno: Novos falcões peregrinos avistados no campanário!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cinco falcões peregrinos no campanário aumentam a esperança, apesar do declínio relacionado com a gripe aviária. Os biólogos estão otimistas.

Fünf Wanderfalken am Campanile wecken Hoffnung, trotz Vogelgrippe-bedingtem Rückgang. Biologen sind optimistisch.
Cinco falcões peregrinos no campanário aumentam a esperança, apesar do declínio relacionado com a gripe aviária. Os biólogos estão otimistas.

Esperança de retorno: Novos falcões peregrinos avistados no campanário!

Nos últimos meses, cinco falcões peregrinos foram avistados no famoso Campanile da UC Berkeley, aumentando as esperanças para o regresso destas aves majestosas. No entanto, os dois falcões mais famosos, Annie e Archie, desapareceram esta Primavera, provavelmente como resultado da gripe aviária, que afectou gravemente as populações da espécie. Annie apareceu pela primeira vez em 2016 e foi a última parceira de Archie. Ambas as aves não possuíam etiquetas de identificação, o que dificultava a confirmação de suas identidades, mesmo que fossem encontradas mortas.

A situação na área da baía é preocupante, uma vez que o número de falcões peregrinos diminuiu significativamente nos últimos dois anos. A bióloga Lynn Schofield enfatiza a importância da comunicação rápida sobre os avistamentos, enquanto Mary Malec, da Cal Falcons, está otimista de que um novo casal reprodutor se estabelecerá em breve no campanário. Sean Peterson, especialista em comportamento de aves, destaca que a Bay Area é atraente para as aves devido ao clima agradável e à variedade de opções alimentares. O campanário oferece oportunidades de nidificação protegidas que podem ajudar essas aves de rapina pintadas a fixar residência.

Desafios colocados pela gripe aviária

A gripe aviária teve um impacto devastador nas populações de falcões peregrinos nos Estados Unidos nos últimos anos. Em muitas regiões, o número de pares territoriais caiu entre 30 e 60 por cento. A excepção é a Europa, onde as taxas de mortalidade entre as aves afectadas estão a começar a diminuir. Mas Peterson alerta que a recuperação da população de falcões da Bay Area levará tempo.

Os actuais problemas dos falcões-peregrinos reflectem uma tendência mais ampla e preocupante: as populações estão a diminuir pela primeira vez desde as décadas de 1960 e 1970. Esta redução ocorre após um programa de recuperação bem-sucedido lançado devido à ameaça causada pelo pesticida DDT. Os falcões peregrinos foram removidos da lista de espécies ameaçadas de extinção em 1999, após aumentos significativos na população.

As consequências das quedas

Kathy Clark, diretora do Programa de Espécies Ameaçadas e Não Caçadas em Nova Jersey, relata uma troca invulgarmente elevada de aves adultas, aumentando a incerteza em torno dos números atuais da população. Dados da Virgínia e de outros estados mostram que os locais de nidificação ocupados estão se tornando mais raros e que alguns ninhos falharam devido a aves jovens inexperientes. As evidências sugerem que a gripe aviária altamente patogénica (GAAP) desempenha um papel significativo nestes declínios.

Embora o porta-voz do Falcon Research Group, Bud Anderson, relate um declínio significativo nos pares de falcões nas Ilhas San Juan, o impacto a longo prazo da GAAP nas populações de falcões peregrinos permanece debatido. A situação atual exigiu um maior acompanhamento e investigação por parte de especialistas para compreender se as unidades populacionais podem recuperar ou se correm maiores riscos.