Criança sozinha em um carro quente: mãe ignora aviso da polícia!
Uma criança de um ano foi deixada sozinha no carro no distrito de Waldshut em 28 de maio de 2025. Transeuntes alertaram a polícia.

Criança sozinha em um carro quente: mãe ignora aviso da polícia!
Um incidente preocupante ocorreu no distrito de Waldshut, Baden-Württemberg, na terça-feira, 28 de maio de 2025, quando uma criança de um ano foi deixada sozinha num carro estacionado. A temperatura externa estava em torno de 20 graus Celsius, mas o veículo estava exposto à luz solar direta. Os transeuntes notaram a criança, que era ruiva e suava muito, e imediatamente avisaram a polícia. Enquanto isso, a mãe, uma mulher de 24 anos, estava ocupada fazendo compras. Quando a polícia chegou, a mãe foi informada sobre os perigos do superaquecimento do carro, mas foi irracional e agressiva. Felizmente, a criança saiu ilesa. O incidente foi relatado ao escritório responsável pelo bem-estar dos jovens; atualmente não está claro se uma investigação será iniciada contra a mãe.
Tragédias semelhantes ocorreram nos EUA, onde a questão do superaquecimento nos veículos é um tema recorrente de discussão. Um menino de um ano morreu em Albuquerque, Novo México, depois de ficar trancado em um carro superaquecido por várias horas. A babá responsável pela criança o deixou no veículo na manhã de domingo. Só à tarde, quando os pais ligaram, ele percebeu que o menino não estava em casa e o encontrou inconsciente no carro. A equipe de resgate só conseguiu determinar que a criança estava morta.
Estatísticas e prevenção
Este ano já ocorreram três mortes de crianças nos Estados Unidos devido ao superaquecimento dos carros. Segundo a organização Kids and Car Safety, todos os anos morrem em média 40 crianças em situações semelhantes. As condições climáticas nos Estados Unidos costumam ser mais extremas, aumentando o risco. A temperatura no veículo pode subir perigosamente num curto espaço de tempo; mesmo em temperaturas em torno de 20 graus Celsius, pode subir até 36 graus no carro depois de apenas 30 minutos. Em temperaturas de 34 graus, a temperatura interna pode até subir para 50 graus.
Um estudo mostra que nos últimos 26 anos, um total de 983 crianças nos Estados Unidos perderam a vida devido à insolação causada pelo carro. As crianças afetadas pertenciam principalmente a grupos etários muito jovens: 55% dos que morreram tinham menos de 2 anos de idade. A maioria dos casos de morte por calor ocorreu diretamente em frente à casa ou local de trabalho dos pais. Tais tragédias ocorrem frequentemente principalmente nos meses de verão, especialmente em julho.
Para evitar tais incidentes, 20 fabricantes de automóveis nos EUA estão a planear implementar sistemas de lembrete nos bancos traseiros dos seus veículos. Embora já existam numerosos avisos, faltam medidas específicas para alertar os pais para não deixarem os filhos no veículo. Os psicólogos enfatizam que as distrações do dia a dia podem fazer com que as crianças sejam esquecidas no carro – uma tragédia que pode acontecer com qualquer pessoa.