Fellbach: Motorista bêbado parou com mais de 2 por mil!
A polícia verifica um motorista bêbado em Fellbach com mais de dois por mil ao volante. Carteira de motorista confiscada.

Fellbach: Motorista bêbado parou com mais de 2 por mil!
Na noite de segunda-feira, 16 de junho de 2025, a polícia de Fellbach verificou um motorista na Schorndorfer Straße por volta das 18h30. O motivo desta verificação foi o estilo de condução inseguro da mulher, que conduzia um Audi. Durante a fiscalização, a polícia detectou um claro odor de álcool, o que motivou a realização de um teste de alcoolemia. O teste mostrou um nível superior a dois por mil, então os policiais colheram uma amostra de sangue e confiscaram a carteira de motorista. O objetivo destas medidas era garantir a segurança rodoviária e minimizar os riscos relacionados com o álcool. ZVW informa que....
Um nível tão elevado de álcool no sangue tem sérias consequências jurídicas. Se o teste de álcool cair acima de 1,6 por mil, não só a carteira de motorista é revogada na Alemanha, mas também é iniciado um procedimento para solicitar um exame médico-psicológico (MPU). Essa medida costuma envolver muito esforço emocional e financeiro para os afetados. [Anwalt.de explica detalhadamente as consequências jurídicas].
Consequências e medidas para dirigir embriagado
As consequências legais de dirigir sob o efeito do álcool são extensas. Se o nível de álcool no sangue for superior a 1,6 por mil, a pena não é apenas a cassação da carta de condução, mas também uma eventual multa ou mesmo pena de prisão. Além disso, isso geralmente resulta em pontos em Flensburg, o que incentiva a proibição de dirigir e o acordo MPU. Em princípio, as consequências jurídicas podem ser categorizadas da seguinte forma:
- 0,5 – 1,09 Promille: 500 Euro Bußgeld, 2 Punkte, 1 Monat Fahrverbot für Ersttäter.
- 1,1 – 1,59 Promille: Geldstrafe/Freiheitsstrafe bis zu einem Jahr, Entziehung der Fahrerlaubnis, 3 Punkte in Flensburg.
- Ab 1,6 Promille: Zugehörige Geldstrafe/Freiheitsstrafe, Entziehung der Fahrerlaubnis, 3 Punkte in Flensburg und MPU nach Ablauf der Sperrfrist.
A MPU muitas vezes exige a abstinência de álcool por um período de tempo. Isso pode variar dependendo do caso individual e do psicólogo de trânsito que o trata, embora muitas vezes seja necessário fornecer provas de abstinência. Um nível elevado de álcool no sangue, como o da mulher afetada em Fellbach, geralmente leva à perda da carteira de motorista e pode levar de vários meses a anos.
No geral, este incidente mostra a seriedade com que as autoridades de trânsito alemãs levam a condução sob o efeito do álcool e as consequências de longo alcance que podem surgir de tal infracção. É, portanto, aconselhável que todos os utentes da estrada utilizem o álcool de forma responsável e, se necessário, escolham opções de transporte alternativas, a fim de se protegerem a si próprios e aos outros na estrada.