Ex-boxeador de Winnenden no tribunal: ameaçado de internação psiquiátrica!
Ex-boxeador de Winnenden acusado de 25 crimes e ameaça de internação psiquiátrica. Negociação em 23 de junho em Stuttgart.

Ex-boxeador de Winnenden no tribunal: ameaçado de internação psiquiátrica!
Um ex-boxeador de 51 anos de Winnenden está atualmente perante o tribunal regional de Stuttgart, onde é acusado de um total de 25 crimes. Isso inclui 11 acusações de lesões corporais, atos ameaçadores, danos materiais e invasão de propriedade. O arguido encontra-se atualmente no Centro de Psiquiatria (ZfP) em Winnenden, enquanto o Ministério Público solicitou um processo de proteção para uma detenção mais prolongada. Os incidentes ocorridos entre maio e novembro do ano anterior são por vezes chocantes.
Os crimes listados incluem socar um homem por causa de uma suposta dívida, socar outro homem no peito para recuperar um telefone celular e agredir fisicamente uma auxiliar de enfermagem. Também foram constatadas destruição de móveis e ameaças contra profissionais de enfermagem. Danos materiais também foram documentados por atirar uma cadeira em um funcionário da Haus der Gesundheit em Schwäbisch Gmünd e por danificar um sinal de trânsito. O ponto alto do terror foi um ataque a um médico num abrigo de emergência, que causou danos no valor de 800 euros ao destruir uma janela.
Base jurídica do alojamento
Conforme descreve o site psicoterapêutico especializado eph-psychiatrie.de, a internação compulsória em hospitais psiquiátricos em contexto criminal ocorre sob o termo medidas correcionais ou forenses. De acordo com as disposições do Código Penal (StGB), os requisitos para tal colocação são claramente regulamentados. De acordo com o artigo 63.º do Código Penal, a internação num hospital psiquiátrico pode ser ordenada se uma pessoa for incapaz de culpa ou tiver culpabilidade reduzida e se for esperado um ato ilegal significativo.
Isto também pode aplicar-se ao arguido, que afirma estar bem adaptado à sua medicação e não se lembrar de muitas das alegações. O próximo dia da audiência está marcado para 23 de junho, altura em que o arguido pretende falar pessoalmente. Também está sendo discutido se algumas das alegações poderiam ser potencialmente rejeitadas devido à sua natureza menor.
Perspectivas para a negociação
Estão previstos mais cinco dias de julgamento, com previsão de veredicto em 22 de julho. O quadro jurídico na Alemanha para o alojamento obrigatório é surpreendente numa comparação internacional, uma vez que a taxa de alojamento obrigatório é superior a 17 por cento e é, portanto, elevada para os padrões europeus. Enquanto em países como Portugal a taxa é de apenas 3,2 por cento, a Suécia apresenta uma divergência extrema de 30 por cento.
Dada a gravidade das acusações e a possível doença mental do arguido, a discussão em torno da sua detenção e as ações legais associadas serão acompanhadas de perto. A arquitectura das instalações psiquiátricas relevantes desempenha um papel importante na medida em que tem em conta tanto os direitos legais dos pacientes como as medidas de segurança necessárias.