Alunos ajudam no ônibus: Acessibilidade graças aos novos cursos de formação em Aalen!
No distrito de Ostalb, os alunos treinam para ajudar pessoas com deficiência a andar de ônibus. Integração e ajuda são o foco.

Alunos ajudam no ônibus: Acessibilidade graças aos novos cursos de formação em Aalen!
Numa iniciativa inovadora, os alunos da Galgenberg Realschule, em Aalen, estão a treinar como podem apoiar pessoas com deficiência na utilização dos transportes públicos. Esta medida foi lançada em colaboração com o Ostalbkreis Passenger Advisory Board e a associação “Disabled Help Non-Disabled” (BhN). O seu feedback mostra que muitas pessoas com limitações físicas, como cegos ou pessoas que dependem de aparelhos auxiliares de locomoção, têm dificuldade considerável para entrar no ônibus. Os degraus da entrada traseira são particularmente problemáticos, enquanto a rampa muitas vezes não se desdobra adequadamente, dificultando o acesso. Os passageiros cegos também enfrentam desafios porque têm dificuldade em encontrar a porta do autocarro e identificar os lugares disponíveis, como relata [Schwäbische].
Para contrariar estes desafios, os alunos da turma 8a participaram num curso de formação que incluiu exercícios teóricos e práticos. Eles aprendem a usar auxílios como cadeiras de rodas, andadores e bengalas. Este conhecimento é colocado em prática através de dramatizações numa paragem de autocarro. Kerstin Abele, palestrante do BhN, enfatiza como é importante perguntar diretamente se é necessária ajuda.
Compromisso com a acessibilidade
O projeto é apoiado pela fundação “Nova Mobilidade”, que já recebeu doação de Dominik Schock, parceiro dos postos Shell. Esta iniciativa está alinhada com o objetivo de promover a integração das pessoas com deficiência na vida quotidiana. No contexto educativo, pretende-se integrar crianças com diferentes necessidades no quotidiano escolar. Para professores como Julia Fuhrmann, a comunicação e a abertura são particularmente importantes para garantir a participação de todos os alunos. Suas experiências em cursos de formação sobre a percepção de pessoas com deficiência visual e auditiva ressaltam a importância da empatia na educação.
Outro curso de formação está previsto para julho na Escola St. Gertrudis em Ellwangen. O feedback positivo dos alunos fortalece a iniciativa de continuar estas formações no próximo ano. A Fundação “Nova Mobilidade” pretende continuar a apoiar o projeto. As escolas que também estejam interessadas em treinamento podem entrar em contato diretamente com Kerstin Abele ou Ingrid Gottstein.
A importância de tais programas também ficou clara pela resposta positiva de pais como Christina Olejnizak, cuja filha cega frequenta uma escola regular. Ela agradece o apoio empenhado dos professores e a atitude aberta da escola, conforme destacado em [Barrierfrei.bayern.de]. Tais iniciativas são passos essenciais para uma sociedade inclusiva em que a acessibilidade se torne não apenas um desejo, mas uma realidade.