Um milhão para o impulso cultural: começa o Fundo do Património Mundial BW 2025!
No distrito de Ostalb, 64 mil euros serão canalizados para dois projetos de promoção do Património Mundial da UNESCO. O foco está no financiamento para a cultura em 2025.

Um milhão para o impulso cultural: começa o Fundo do Património Mundial BW 2025!
O Ministério do Desenvolvimento Regional e Habitação de Baden-Württemberg anunciou hoje que cerca de um milhão de euros serão disponibilizados para vários projetos nos sete locais do Património Mundial da UNESCO, como parte do Fundo do Património Mundial BW 2025. Isto foi sublinhado pela Ministra Nicole Razavi, que destacou a importância dos Sítios do Património Mundial para a identidade cultural do país. Com o financiamento, o governo do estado pretende fortalecer ainda mais a proteção e comunicação dos valores culturais e promover o networking dos sítios.
Dois projectos importantes no Ostalbkreis estão a receber apoio financeiro. Por um lado, a renovação da réplica da Torre Limes no Limes Park Rainau está a ser financiada com 32.000 euros. Por outro lado, o planeado “playground romano Reiterkastell” também receberá um financiamento de 32.000 euros. Estas iniciativas fazem parte do objetivo mais amplo do Fundo do Património Mundial de apoiar projetos amigos do património.
Financiamento e programas
Em 2024, foi lançado um programa especial de financiamento com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de euros, que será aumentado para mais de dois milhões de euros em 2025. Cada sítio do Património Mundial pode aceder a até 200 mil euros por ano em financiamento. O Gabinete de Estado para a Preservação de Monumentos do Conselho Regional de Estugarda (LAD) é responsável pelo processamento do programa de financiamento e fornece aos patrocinadores dos sítios do Património Mundial documentos e conselhos sobre como apresentar candidaturas.
Os sete locais do patrimônio mundial em Baden-Württemberg são:
- Klosteranlage Maulbronn (seit 1993)
- Klosterinsel Reichenau (2000)
- Obergermanisch-Raetischer Limes (2005)
- Prähistorische Pfahlbauten um die Alpen (2011)
- Le Corbusier-Häuser in der Stuttgarter Weissenhofsiedlung (2016)
- Höhlen und Eiszeitkunst der Schwäbischen Alb (2017)
- Baden-Baden als Teil der bedeutenden Kurstädte Europas (2021)
No acordo de coligação, o governo estadual colocou explicitamente o foco na proteção e comunicação destes tesouros culturais. O Fundo do Património Mundial também fortalece a comunicação do património histórico, a fim de promover a consciência cultural na região.
Estas medidas fazem parte de um sonho maior de preservar a singularidade dos sítios do Património Mundial e torná-los acessíveis às gerações futuras. Assim, o apoio à área das grutas e da arte da Idade do Gelo nos Alpes da Suábia será continuado com 150.000 euros adicionais, assim como a implementação estrutural de um Centro de Informação do Património Mundial em Baden-Baden com 150.000 euros. Mais informações estão disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento Regional e Habitação.