ESCÂNDALO no Vale do Neckar: Protesto contra a loucura ecológica em 18 de julho!
A iniciativa dos cidadãos em Walheim organizou um protesto contra a incineração de lamas de depuração em 18 de julho de 2025. Proteção ambiental em foco.

ESCÂNDALO no Vale do Neckar: Protesto contra a loucura ecológica em 18 de julho!
INCRÍVEL! No dia 18 de julho de 2025, Walheim será palco de um protesto espetacular que vai aquecer a mente das pessoas! A iniciativa de cidadania “Cidadãos no Vale do Neckar” apela a uma enorme cadeia humana que se estenderá desde a Câmara Municipal de Walheim até ao portão da controversa fábrica de incineração de lamas de esgoto (KVA) às 18h30. Isto é mais do que apenas um protesto – é um grito desesperado contra a iminente loucura ecológica que poderá desvendar o ambiente no Vale do Neckar!
O prefeito e os cidadãos estão em alerta! A aprovação parcial para a construção do KVA levantou suspeitas - os residentes de Walheim, Gemmrigheim, Kirchheim e Besigheim não se permitirão mais receber elogios da boca para fora. Sob a bandeira da iniciativa de cidadania, posicionam-se resolutamente contra os interesses económicos da EnBW, que parecem estar acima da saúde e da segurança da população. Relatórios LKZ que a planta de incineração planejada é vista pelos oponentes como o resultado de um fracasso político catastrófico do governo estadual verde-negro!
Ameaça tóxica ao meio ambiente
Os riscos do lodo de esgoto são chocantes! Estes resíduos perigosos criados durante o tratamento de águas residuais contêm metais pesados perigosos, produtos químicos nocivos e até resíduos de medicamentos. É proibido o descarte que polua o solo! Em vez disso, a incineração tornar-se-á obrigatória a partir de 2029. É SENSACIONAL que muitos residentes reconheçam os perigos do KVA: a poluição das águas subterrâneas e a ameaça da poluição atmosférica podem ter consequências catastróficas para toda a região. Taz revela que mesmo noutras regiões, como Bremen, a pressão para a construção de tais instalações não cessa, apesar dos protestos massivos!
A clientela da EnBW é mantida no escuro enquanto rumores de “fraude de gravadora” são ouvidos. Os críticos exigem transparência que não existe na situação atual. Esta instalação é tudo menos a solução para o nosso problema de resíduos - o oposto pode ser o caso!
Clamor político!
O conselho local de Walheim está alarmado! Ações judiciais já foram ajuizadas no Tribunal Administrativo de Mannheim. O protesto não é apenas um sinal de solidariedade, é uma rebelião contra a suposta ignorância dos decisores políticos! União Federal de Conservação da Natureza revelada que a monoincineração de lamas de depuração apresenta o pior balanço de CO2. As informações básicas mostram que a maioria dos processos de recuperação de fósforo são completamente ineficazes e poluem o meio ambiente com emissões desnecessárias de CO2!
A iniciativa de cidadania não só vê o novo KVA como uma fonte de perigo, mas também como uma "loucura ecológica" verdeista que contradiz a promessa do primeiro-ministro Winfried Kretschmann de não apoiar tal projecto. Estaremos testemunhando o maior escândalo ambiental da região?
Um evento que talvez possa ser considerado um ponto de viragem na história do movimento ambientalista - ESTEJA LÁ e sinta a pulsação do protesto!