Caos de trens entre Karlsruhe e Pforzheim: diversões até outubro!
As obras entre Karlsruhe e Pforzheim até 11 de outubro de 2025 interromperam as conexões ferroviárias diretas para Vaihingen an der Enz.

Caos de trens entre Karlsruhe e Pforzheim: diversões até outubro!
A partir de hoje, 26 de setembro de 2025, os viajantes na linha ferroviária entre Karlsruhe e Pforzheim serão afetados por extensas restrições. Estas resultam de obras que deverão prolongar-se até 11 de outubro. A ligação direta da Deutsche Bahn (DB) é interrompida durante este período, afetando tanto o transporte de longa distância como o regional. Os viajantes devem se preparar para diversões e sem paradas.
A linha 61, que serve trens de e para Stuttgart, está particularmente sofrendo com os desvios. Estes serão redirecionados entre Karlsruhe e Vaihingen (Enz) via Bruchsal, eliminando as paradas em Pforzheim e Mühlacker. A linha 26 do norte também é afetada; Aqui não há paradas em Heidelberg Hbf, Wiesloch-Walldorf e Bruchsal. O tráfego regional na linha RE 1, que liga Karlsruhe e Stuttgart, também será redirecionado via Bruchsal. O DB afirma que, de acordo com os horários alterados, os comboios ainda deverão chegar mais rapidamente ao seu destino.
Detalhes sobre a obra
As obras são necessárias para substituir cerca de 5.200 travessas de uma via. Dado que a via vizinha terá de ser encerrada, é de esperar um aumento da carga de tráfego nas vias de desvio. Além disso, o RE 45 (Karlsruhe-Heilbronn) só vai de ou para Karlsruhe-Durlach. O MEX 17 de e para Bietigheim-Bissingen termina e começa em Pforzheim, o que também significa que haverá cancelamentos na rota entre Karlsruhe e Pforzheim.
Para apoiar os viajantes, será criado um serviço ferroviário substituto entre Karlsruhe e Pforzheim. O DB recomenda verificar as conexões atuais via bahn.de e o aplicativo DB Navigator para planejar melhor as diversas opções e possíveis tempos de espera nos pontos de transferência.
Antecedentes das restrições
A duração prevista da obra estende-se até 20 de novembro. Os trabalhos preparatórios estão em andamento desde agosto. A necessidade destas medidas destaca os esforços contínuos da DB para modernizar a infra-estrutura e garantir a segurança no transporte ferroviário. Trabalhos de construção semelhantes deste tipo também podem ser observados em outras regiões, como na Ferrovia Anhalter, onde mudanças e otimizações sustentadas foram necessárias ao longo de décadas antes que a infraestrutura pudesse ser restaurada (MDR).
Com estas medidas, a Deutsche Bahn espera melhorar a qualidade dos seus serviços e garantir ligações de transporte a longo prazo, mesmo que as restrições de curto prazo para os passageiros sejam inevitáveis.