Stuttgart aposta na mobilidade elétrica: os primeiros carros elétricos estão ultrapassando os motores a gasolina!
Ludwigsburg relata o aumento histórico de carros totalmente eléctricos em Estugarda: os carros eléctricos estão a ultrapassar os motores a gasolina quando se trata de novos registos.

Stuttgart aposta na mobilidade elétrica: os primeiros carros elétricos estão ultrapassando os motores a gasolina!
Pela primeira vez, os carros totalmente elétricos lideram os novos registos em Estugarda, ultrapassando os veículos a gasolina e a diesel. Em 31 de maio de 2023, 20,9% dos novos registros eram de carros elétricos a bateria, enquanto os veículos a gasolina eram 20,8% e os veículos a diesel eram 14,4%. Um total de 3.534 carros totalmente elétricos foram registrados desde o início do ano. Estes números refletem uma mudança significativa na mobilidade urbana, alimentada pelo compromisso da cidade com a mobilidade elétrica. De acordo com Ludwigsburg24, esta tendência está a ser impulsionada por modelos competitivos e pela melhoria das infraestruturas públicas de carregamento.
Outro aspecto é o número total de veículos recém-registrados: além dos carros totalmente elétricos, foram registrados 2.998 híbridos plug-in e 4.396 híbridos. As unidades alternativas representam agora 64,7% de todos os novos registos em Estugarda. Martin Körner, chefe do departamento político para a protecção climática, sublinha que os carros eléctricos são agora o novo padrão e está optimista quanto ao futuro da mobilidade urbana.
Mudança no cenário da mobilidade
Os números deixam claro que os modelos diesel se tornaram menos importantes nos últimos anos. O motor a gasolina, em particular, já havia sido considerado o motor mais vendido. Os desenvolvimentos atuais mostram que a tendência para a eletromobilidade é imparável. De acordo com Stuttgart.de, os novos registos de veículos a diesel e a gasolina estão a diminuir, enquanto a procura por carros elétricos aumenta continuamente.
A fim de promover ainda mais a eletromobilidade, Estugarda elaborou um pacote abrangente de medidas. Isto inclui a expansão da infraestrutura de carregamento, que, com 3.572 pontos de carregamento públicos, a torna a mais densa entre as principais cidades alemãs. Além disso, a cidade oferece serviços de consultoria para apoiar cidadãos e empresas na mudança para acionamentos elétricos.
A conversão para uma mobilidade mais sustentável não é, portanto, apenas uma inversão de tendência, mas uma parte integrante da futura política de transportes em Estugarda. Este progresso é ativamente apoiado e promovido por muitas partes interessadas, incluindo a administração municipal, a indústria automóvel e a população.