Dramática falta de espaço em escolas especiais: Katja Haßpacher dá o alarme!
No distrito de Rems-Murr, as escolas especiais sofrem de uma grave falta de espaço e de professores. As salas de aula em contêineres oferecem soluções curtas.

Dramática falta de espaço em escolas especiais: Katja Haßpacher dá o alarme!
No distrito de Rems-Murr há uma preocupação crescente com a dramática falta de espaço nas escolas especiais. A situação é tão grave que os centros de educação especial e aconselhamento (SBBZ) já não têm a oportunidade de cumprir plenamente o seu mandato educativo. Katja Haßpacher, diretora da Fröbelschule Fellbach, expressou isto num apelo urgente, no qual apontou a necessidade urgente de ação antes da reunião do comité escolar do conselho distrital. A diretora explica que os problemas podem ser identificados principalmente em Schorndorf, Fellbach e Murrhardt e não podem mais ser ignorados.
Para aliviar a difícil situação, novas salas de aula em contêineres foram inauguradas na Fröbelschule Fellbach. Prevê-se que estes permaneçam em funcionamento pelo menos até ao outono de 2026. Os contentores têm sido utilizados para aliviar a falta de espaço desde março, mas as causas da sobrelotação são mais profundas. O número de estudantes na SBBZ no distrito de Rems-Murr está agora a atingir níveis recorde, mas o espaço disponível continua limitado.
Falta aguda de espaço e pessoal
As escolas especiais localizadas no distrito de Rems-Murr sofrem igualmente de uma grave falta de espaço e de professores. Embora o número de estudantes aumente continuamente, os recursos espaciais e humanos não cresceram na mesma proporção. Esta situação, originalmente concebida como uma solução a curto prazo, já existe há oito anos e tornou-se um grave problema estrutural.
A diretora Haßpacher sublinhou a urgência da situação e apelou aos responsáveis para não ignorarem mais a falta de espaço. Ela enfatizou que o cumprimento do currículo deve ser severamente limitado devido à falta de espaço. As consequências são a redução do apoio aos alunos e a deterioração da qualidade do ensino nas escolas especiais.
Estes desenvolvimentos levantam questões sobre o futuro do apoio à educação especial no distrito de Rems-Murr. Muitos pais e profissionais vêem a necessidade de melhorias urgentes nas infra-estruturas e nos níveis de pessoal. A gestão escolar e os conselhos escolares estão sob imensa pressão para encontrar soluções adequadas à medida que os problemas continuam a piorar.
Globalmente, a situação educativa no distrito de Rems-Murr é perturbadora para muitas das pessoas afectadas e requer atenção imediata da política, da administração e da sociedade. Os apelos a respostas claras e a medidas abrangentes são cada vez mais ruidosos e a necessidade de acção é óbvia.