Partido de Esquerda Baden-Württemberg: Mirow continua no topo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Partido de Esquerda de Baden-Württemberg confirma Sahra Mirow e Elwis Capece na conferência estadual do partido em Leinfelden-Echterdingen enquanto o partido se prepara para as eleições estaduais de 2026.

Die Linkspartei Baden-Württemberg bestätigt Sahra Mirow und Elwis Capece auf dem Landesparteitag in Leinfelden-Echterdingen, während sich die Partei auf die Landtagswahl 2026 vorbereitet.
O Partido de Esquerda de Baden-Württemberg confirma Sahra Mirow e Elwis Capece na conferência estadual do partido em Leinfelden-Echterdingen enquanto o partido se prepara para as eleições estaduais de 2026.

Partido de Esquerda Baden-Württemberg: Mirow continua no topo!

O Partido de Esquerda em Baden-Württemberg confirmou a sua dupla de liderança na sua recente conferência estatal do partido em Leinfelden-Echterdingen (distrito de Esslingen). Sahra Mirow, presidente do estado desde 2018, foi confirmada no cargo com 63% dos votos dos delegados. Elwis Capece recebeu quase 82 por cento dos votos e continuará a liderar o partido. No entanto, o duplo papel de Mirow como chefe de Estado e membro do Bundestag, que atua no Bundestag alemão desde 2025, é visto de forma crítica.

Mirow, nascida em 10 de janeiro de 1984 em Lübeck, é bacharel em estudos e arqueologia do Leste Asiático, que obteve em 2010 pela Universidade de Heidelberg. Sua carreira política começou em 2009, quando ingressou no Partido de Esquerda. Anteriormente trabalhou como assistente de investigação em gabinetes eleitorais e atualmente está envolvida em várias comissões do Bundestag, em particular a Comissão de Habitação, Desenvolvimento Urbano, Construção e Municípios.

Potencial de crescimento e desafios

As pesquisas actuais mostram que a esquerda em Baden-Württemberg está nos sete por cento e, portanto, tem hipóteses de entrar no parlamento pela primeira vez nas próximas eleições estaduais em Março de 2026. Este seria um momento histórico, uma vez que a esquerda nunca esteve representada no parlamento estadual de Baden-Württemberg. No entanto, existem desafios estruturais que precisam ser superados. Estes incluem a força económica do estado, as tradições conservadoras e as baixas raízes sindicais.

Até agora, o partido teve um mau desempenho nas eleições estaduais de 2021 e recebeu apenas 3,6 por cento dos votos, o que não é suficiente para superar a barreira dos cinco por cento. No entanto, o Die Linke tem um forte potencial eleitoral nas regiões urbanas, especialmente em cidades universitárias como Heidelberg, Estugarda e Friburgo. Nas eleições federais de 2025, Die Linke alcançou resultados de dois dígitos nessas cidades.

A impressão positiva da reeleição de Mirow e os números atuais das pesquisas garantem uma certa estabilidade na associação regional. O próprio Mirow vê o resultado da votação como um incentivo para continuar trabalhando por uma forte voz de esquerda no parlamento estadual. No debate político, é repetidamente enfatizada a necessidade de uma voz que aborde questões de participação social, habitação acessível e justiça climática.