Ludwigsburg: 30.000 euros para a capital do comércio justo!
Ludwigsburg foi nomeada “Capital do Comércio Justo” em 2025, recebendo 30.000 euros para compras sustentáveis.

Ludwigsburg: 30.000 euros para a capital do comércio justo!
Em cerimônia realizada em 30 de outubro de 2025, a cidade de Ludwigsburg foi nomeada “Capital do Comércio Justo”. O prémio, que é atribuído de dois em dois anos, rendeu à cidade um prémio monetário de 30 mil euros. Em uma competição em que participaram 92 municípios de 13 estados federais, Ludwigsburg impressionou na categoria “Municípios de médio porte” com uma população entre 20.000 e 99.999 habitantes.
A cerimônia de premiação aconteceu em Munique, onde Ludwigsburg defendeu o primeiro lugar à frente de Aschaffenburg e Freiberg na Saxônia. Nas demais categorias, Langeoog foi eleita capital do comércio justo entre os pequenos municípios (até 19.999 habitantes) e Lübeck entre os grandes municípios (a partir de 100 mil habitantes).
Sustentabilidade em foco
Ludwigsburg destacou-se através de inúmeras iniciativas na área de compras sustentáveis. A cidade integra estas práticas no seu conceito de desenvolvimento urbano e disponibiliza cargos de pessoal dedicados para monitorizar as compras sustentáveis. Uma lista negativa detalhada garante que apenas produtos e serviços sustentáveis sejam considerados.
Para garantir a conformidade com as normas da legislação trabalhista, Ludwigsburg é membro da Electronics Watch. A cidade também possui uma escola de Comércio Justo e uma universidade de Comércio Justo. A Escola de Administração Pública incorporou até as compras sustentáveis no seu currículo, criando uma base importante para as gerações futuras.
Um olhar para o futuro
Com este prémio, Ludwigsburg dá o exemplo a outros municípios da Alemanha. A integração de práticas de comércio justo e de compras sustentáveis poderia servir de modelo para as cidades que perseguem objetivos semelhantes. A cidade pretende continuar a ser líder em sustentabilidade no futuro e, ao mesmo tempo, promover a consciência do comércio justo entre a população.
Num mundo onde a sustentabilidade se torna cada vez mais uma questão central, o prémio de Ludwigsburg é um passo na direção certa. O concurso “Capital do Comércio Justo” não só fortalece o compromisso dos municípios com um mundo comercial mais justo, mas também mostra aos cidadãos como é importante tomar decisões sustentáveis.