Ladrões de cobre atacam em Frielentrop - 500 metros de cabo roubados!
Em 30 de maio de 2025, um canteiro de obras em Gerlingen foi vítima de roubo. Pessoas não identificadas roubaram cabos de cobre no valor de vários milhares de euros. A polícia procura testemunhas para encontrar os autores do crime.

Ladrões de cobre atacam em Frielentrop - 500 metros de cabo roubados!
Em Finnentrop, entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, mais precisamente entre os dias 27 e 28 de maio de 2025, foi cometido um grave furto num estaleiro de obras na zona industrial de Frielentrop. Autores desconhecidos conseguiram acesso ao canteiro de obras na rua “Am Lennedamm” e roubaram cerca de 500 metros de cabo de cobre. O valor dos cabos roubados é estimado em valores inferiores a cinco dígitos do euro, conforme relatado pela autoridade policial distrital de Olpe. A polícia pede informações ao público e pode ser contatada pelo telefone 02761 9269-0.
As altas taxas de roubo nos canteiros de obras alemães são um problema bem conhecido que também não é um caso isolado em Finnentrop. O Relatório Criminal 2024 A Bauwatch demonstrou que uma esmagadora maioria dos 500 gestores de estaleiros inquiridos, ou seja, 80%, sofre pelo menos um roubo por ano. Dois terços dos entrevistados acreditam que a criminalidade nos canteiros de obras terá aumentado em 2023.
Danos extensos e preocupações de segurança
As consequências do roubo nos estaleiros de construção são graves: os especialistas estimam os prejuízos anuais para a indústria da construção alemã em mais de 80 milhões de euros. O roubo não só leva a perdas financeiras, mas também a atrasos nos projetos de construção. De acordo com o estudo, 43% dos entrevistados relatam atrasos nos seus projetos, enquanto quase um quarto afirma que esses atrasos podem chegar a quatro semanas. Num em cada oito casos, os projectos de construção não podem continuar devido a tais incidentes.
Ferramentas de pequeno e médio porte e cabos de cobre são particularmente afetados por roubo. Quase 47% dos roubos envolvem cabos, enquanto 46% dos entrevistados afirmam que o cobre é o item mais roubado. A polícia está abordando essas questões destacando a necessidade de precauções de segurança nos canteiros de obras.
Recomendações para melhorar a segurança
Os especialistas recomendam um conceito de segurança multinível para evitar roubos. Isto inclui medidas de segurança visíveis, como torres de câmeras e cercas temporárias, boa iluminação dos canteiros de obras e treinamento regular para os funcionários. Também são urgentemente necessários investimentos em sistemas de segurança de alto desempenho. A situação de ameaça deve ser avaliada e ajustada individualmente para cada canteiro de obras, para que possa ser considerado um sistema de semáforos para indicar a situação de segurança.
Deve ser dada especial atenção às tecnologias modernas que incluam sistemas de monitorização inovadores. Alto Ingenieur.de Os perpetradores profissionalizaram as suas estratégias e utilizam as redes sociais e drones, entre outras coisas, para planear roubos.
A criminalidade contínua nos estaleiros de construção não só representa um encargo financeiro para as empresas, mas também prejudica a sua reputação e conduz a um declínio da produtividade. Os actuais incidentes em Finnentrop ilustram mais uma vez a importância das medidas preventivas de segurança nos estaleiros de construção.