Neckarsulm depende da biomassa: projeto de energia geotérmica à beira da extinção!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Neckarsulm está a examinar as energias renováveis ​​para o fornecimento de calor com impacto neutro no clima até 2045; A energia geotérmica está a ser relegada para segundo plano em favor da biomassa.

Neckarsulm prüft erneuerbare Energien für klimaneutrale Wärmeversorgung bis 2045; Geothermie gerät in den Hintergrund zugunsten von Biomasse.
Neckarsulm está a examinar as energias renováveis ​​para o fornecimento de calor com impacto neutro no clima até 2045; A energia geotérmica está a ser relegada para segundo plano em favor da biomassa.

Neckarsulm depende da biomassa: projeto de energia geotérmica à beira da extinção!

Em Neckarsulm (distrito de Heilbronn), deveriam ser desenvolvidas fontes de calor neutras para o clima, utilizando energia geotérmica moderna. No entanto, recentes perfurações de teste no antigo local do AQUAtoll mostraram que esta medida não só é demasiado cara, como também não pode fornecer o calor necessário. A perfuração atingiu uma profundidade de 90 metros, embora a viabilidade técnica tenha sido comprovada, mas a viabilidade económica foi seriamente questionada. As temperaturas do solo são de apenas 13 graus Celsius, enquanto temperaturas de 80 a 90 graus são necessárias para a rede de aquecimento. Este défice pode prejudicar seriamente os planos para uma transição térmica abrangente na cidade, uma vez que muitos edifícios não são suficientemente eficientes em termos energéticos para fazer uma utilização sensata da energia geotérmica, como relata SWR.

O elevado consumo de energia e o custo de várias grandes bombas de calor que seriam necessárias para compensar a diferença de temperatura também são problemáticos. Enquanto os custos operacionais da energia geotérmica são de 177 euros por megawatt-hora, a utilização da biomassa regional custa apenas 146 euros. Além disso, perfurações mais profundas, que poderiam proporcionar temperaturas mais elevadas, não são permitidas por razões de protecção da água. Estas considerações levaram à perda de prioridade da energia geotérmica no conselho local e à biomassa voltando ao foco.

Biomassa como fonte central de energia

Já existe uma instalação de biomassa em Neckarsulm que utiliza aparas de madeira para gerar energia há mais de 20 anos. Locais adicionais estão sendo examinados. No entanto, também existem vozes críticas relativamente à intensidade energética do cultivo, transporte e processamento de biomassa. Esta forma de energia é considerada amiga do clima, mas não completamente neutra para o clima. A cidade de Neckarsulm reconheceu que é necessário um plano claro para uma transformação completa e substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis.

Neckarsulm deve alcançar um fornecimento de calor neutro para o clima até 2040, de acordo com os requisitos da nova Lei de Proteção Climática e Adaptação Climática de Baden-Württemberg. O conselho local encarregou a administração de desenvolver uma estratégia de transição térmica baseada num plano municipal de aquecimento. Os serviços públicos municipais e regionais desempenham um papel crucial neste contexto.

Estratégias e investimentos de renovação

A cidade já planejou seis medidas iniciais para os próximos cinco anos. Isto inclui, entre outras coisas, a renovação do fornecimento de energia no distrito climático de Viktorshöhe e a transformação da central de cogeração de biomassa. Além disso, a rede de aquecimento na Binswanger Straße será ampliada e será criado um mapa de calor para sensibilizar para a renovação de edifícios. O objectivo é aumentar a taxa de renovação dos edifícios existentes para 2 a 5 por cento anualmente. Estes planos ambiciosos requerem investimentos de cerca de 104 milhões de euros, contando a cidade com o apoio financeiro dos governos federal e estadual.

Além disso, as empresas municipais estão a examinar tecnologias alternativas, como a energia fotovoltaica e a energia solar térmica. O financiamento para o planeamento destas tecnologias já foi solicitado através do Financiamento Federal para Redes de Calor Eficientes (BEW). Mesmo que a energia geotérmica ainda não tenha sido completamente excluída das considerações, o objetivo continua a ser alcançar um fornecimento de calor neutro para o clima em Neckarsulm até 2045.