Os espargos brotam, os morangos sofrem: os agricultores esperam chuva urgente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Temporada de espargos e morangos 2025: As condições climáticas influenciam a qualidade da colheita na Alemanha. Os agricultores estão esperando pela chuva.

Spargel- und Erdbeersaison 2025: Wetterbedingungen beeinflussen Erntequalität in Deutschland. Landwirte warten auf Regen.
Temporada de espargos e morangos 2025: As condições climáticas influenciam a qualidade da colheita na Alemanha. Os agricultores estão esperando pela chuva.

Os espargos brotam, os morangos sofrem: os agricultores esperam chuva urgente!

A época dos espargos e dos morangos está a todo vapor, mas a seca contínua coloca grandes desafios aos agricultores. Como Relatórios de AHN, a época dos espargos na Alemanha começou em meados de Abril e os primeiros morangos já estão prontos para serem colhidos há alguns dias. Embora as temperaturas quentes e a seca tenham efeitos positivos na cultura do espargo, estas condições têm um impacto negativo na cultura do morango.

Jörg Stiehl, agricultor da região, está optimista quanto à colheita dos espargos, que registou números de vendas superiores aos do ano passado. Os preços dos espargos situam-se atualmente entre os 8,20 euros e os 15,90 euros o quilo. Em contrapartida, a menor pluviosidade produz morangos mais pequenos, cujo preço é actualmente de 8,60 euros o quilo. Kai Opfermann de Kirchberg enfatiza que os morangos precisam urgentemente de chuva para que a colheita melhore.

Condições de colheita e efeitos da seca

Os efeitos da seca são particularmente visíveis para os produtores de morangos. Na Baviera, como BR Segundo relatórios, agricultores como Claudia Westner, de Haslangkreit, dependem de irrigação adicional porque os morangos têm raízes superficiais e as raízes que vivem no solo não conseguem encontrar humidade suficiente. Embora o esforço necessário para a irrigação seja elevado, riscos como os danos provocados pela geada e a necessidade de coberturas para as culturas de morangos ameaçam a viabilidade a longo prazo do cultivo ao ar livre.

Os problemas não se limitam apenas à Baviera. Muitos agricultores em Brandemburgo também estão preocupados com as colheitas potencialmente fracas de frutas, legumes e cereais como resultado da seca. Como RBB Segundo relatórios, os solos registaram em média apenas 14 litros de chuva por metro quadrado em Abril, enquanto os agricultores precisam de cinco vezes mais. Em Brandemburgo, no entanto, a colheita dos espargos e as condições para a mesma começaram relativamente bem, uma vez que as raízes profundas das plantas ainda podem utilizar a água do inverno. No entanto, existem actualmente receios de um estrangulamento temporário no fornecimento devido aos danos causados ​​pelas geadas nos espargos verdes.

Perspectivas para a colheita

Apesar das condições climáticas difíceis, muitos agricultores planeiam abrir os seus campos de morangos colhidos em casa. Em Kirchberg, o campo de autocoleta abre no próximo fim de semana, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h. e nos finais de semana das 8h às 12h. Os morangos colhidos em casa custam 3,50 euros o quilo. A colheita do morango em Schönborn começa no dia 30 de maio e os agricultores esperam que chova em breve para garantir a qualidade e quantidade da colheita.

Os desafios actuais mostram claramente como a agricultura depende das condições meteorológicas. A monitorização contínua das condições meteorológicas e os ajustes nas técnicas de cultivo serão essenciais no futuro para mitigar os efeitos adversos da seca no rendimento das culturas.