Festival ecumênico na praça do mercado de Wiesdorf: A fé une!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Culto ecumênico em 9 de junho de 2025 em Leverkusen: contribuição comunitária, beneficente e musical para um intercâmbio festivo.

Ökumenischer Gottesdienst am 9. Juni 2025 in Leverkusen: Gemeinschaft, Nächstenliebe und musikalische Beiträge bei festlichem Austausch.
Culto ecumênico em 9 de junho de 2025 em Leverkusen: contribuição comunitária, beneficente e musical para um intercâmbio festivo.

Festival ecumênico na praça do mercado de Wiesdorf: A fé une!

Na segunda-feira de Pentecostes, 9 de junho de 2025, um serviço ecumênico aconteceu na praça do mercado de Wiesdorf, em Leverkusen, sob o lema "Eu. Você. Nós. Aqui". permaneceu. Este evento foi organizado por quatro comunidades cristãs de Leverkusen, incluindo a comunidade católica de Sankt Stephanus, bem como a paróquia evangélica de Leverkusen-Mitte, a comunidade evangélica livre de Leverkusen-Wiesdorf e a comunidade da Igreja Evangélica Livre (batistas). relata o Kölner Stadt-Anzeiger.

O planejamento deste evento único começou em fevereiro e foi anunciado como um “festival de encontros”. Os visitantes tiveram a oportunidade de cantar juntos e desfrutar de contribuições musicais, inclusive de Eddi Hüneke, integrante do conhecido grupo a cappella Wise Guys. Heike Bunde, segunda presidente da Câmara de Leverkusen, fez um discurso de boas-vindas no qual elogiou o serviço como um sinal de ecumenismo e comunidade e enfatizou a importância da caridade, do respeito e da tolerância.

Participação de diferentes denominações

O serviço religioso foi caracterizado pela participação de vários bispos e pastores de uma ampla variedade de denominações, incluindo o Bispo Apostólico Armênio Tiran Petrosyan, o Bispo Luterano Michael Chalupka e a Antiga Bispa Católica Maria Kubin. explica a Igreja Nova Apostólica. Representantes da Caritas também estiveram presentes e falaram sobre a necessidade de caridade e apoio na vida cotidiana.

Durante o serviço religioso, uma cabaça, que serve como símbolo de hospitalidade em Burkina Faso, foi trazida ao santuário. Este gesto fez parte da liturgia que enfatizou a solidariedade de todos os cristãos. No seu sermão, o Bispo Michael Chalupka enfatizou que a caridade é uma característica definidora da humanidade.

Comunidade e intercâmbio

Após o culto, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias entre petiscos, café e bolo. Estes momentos de diálogo e de comunidade criaram um ambiente animado e reforçaram o sentimento de pertença no seio da comunidade cristã de Leverkusen. O evento não foi apenas um destaque espiritual, mas também uma valiosa oportunidade para encontros mútuos e troca de ideias e experiências.

A tradição de um serviço conjunto no Pentecostes existe desde 2014 e é um passo consciente para promover o ecumenismo na região. A internacional “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, que se celebra anualmente de 18 a 25 de janeiro, é destacada como uma base importante diz a Igreja Nova Apostólica.

No geral, o serviço ecuménico na praça do mercado de Wiesdorf mostrou o impressionante compromisso da comunidade cristã em Leverkusen e a vontade de construir pontes entre as diferentes denominações.