Controle na A8: Ucranianos pegos sem autorização de trabalho!
Durante uma verificação na A8 perto de Gruibingen, dois homens ucranianos foram denunciados por não terem autorização de trabalho.

Controle na A8: Ucranianos pegos sem autorização de trabalho!
Na quarta-feira, 21 de outubro de 2025, um Ford Sprinter foi verificado na A8 perto de Gruibingen em direção a Stuttgart. Durante esta verificação, que ocorreu por volta das 11h30, um motorista de 34 anos e um passageiro de 42 anos vindo da Ucrânia foram detidos. O passageiro provavelmente estava realizando trabalhos de montagem, mas não conseguiu apresentar uma autorização de trabalho válida. Uma investigação mais aprofundada confirmou as suspeitas originais e acredita-se que o motorista seja o proprietário da empresa. Ambos os homens enfrentam agora acusações, como relata a Filstalexpress.
A situação destaca os regulamentos relativos à contratação de trabalhadores estrangeiros na Alemanha. Em princípio, os trabalhadores de países terceiros, incluindo a Ucrânia, necessitam de uma autorização de trabalho válida para poderem trabalhar na Alemanha. Esses regulamentos são importantes não apenas para a conformidade legal, mas também para proteger os direitos dos funcionários.
Regulamento para aceitar trabalho
As empresas de países terceiros devem comunicar o destacamento de trabalhadores na Alemanha se atividades como instalação, manutenção ou reparação de sistemas ou máquinas forem realizadas na Alemanha. Os trabalhos de desmantelamento também estão sujeitos a esta obrigação de comunicação se servirem para reconstruir os sistemas no país de origem. Estes requisitos estão claramente definidos na Portaria Laboral (BeschV), que está documentada, entre outras coisas, em Arbeitskraefte-fuer-montage-und-demontage).
A notificação deverá ser feita pelo menos 10 dias antes do início dos trabalhos e deverá apresentar todos os documentos necessários. O não cumprimento deste requisito de relatório pode resultar na denúncia da empresa em questão. A verificação do Gabinete Central de Estrangeiros e Colocação Especializada em Estugarda também é necessária para garantir que todos os requisitos legais são cumpridos.
Obrigações do empregador
Os empregadores são obrigados a verificar as autorizações de trabalho dos seus empregados estrangeiros e a manter provas relevantes nos seus ficheiros pessoais. De acordo com os regulamentos da lei de imigração, os empregadores também devem comunicar a rescisão prematura do contrato de trabalho às autoridades de imigração responsáveis. Note-se que os funcionários dos países da UE e do EEE estão isentos dos extensos requisitos de apresentação de relatórios, uma vez que gozam do direito à liberdade de circulação. Esta é uma regulamentação fundamental para os nacionais destes países, conforme destacado no [site da IHK.
A fim de garantir que as condições de enquadramento para o emprego no estrangeiro sejam juridicamente seguras, é aconselhável obter informações completas sobre os regulamentos relevantes. Isto afeta tanto os requisitos para os empregados como as obrigações dos empregadores. Neste caso específico de Gruibingen, as consequências jurídicas para os dois ucranianos e para a empresa responsável desempenharão agora um papel importante.