A turma 74/75 reúne: 50 anos depois de se formar em Eschenbach!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 18 de outubro de 2025, a Eschenbach Business School comemorou o 50º aniversário da turma de formandos de 1974/75.

Am 18. Oktober 2025 feierte die Wirtschaftsschule Eschenbach das 50-jährige Jubiläum der Abschlussklasse 1974/75.
Em 18 de outubro de 2025, a Eschenbach Business School comemorou o 50º aniversário da turma de formandos de 1974/75.

A turma 74/75 reúne: 50 anos depois de se formar em Eschenbach!

Em 18 de outubro de 2025, a turma da escola de negócios de 1974/75 em Eschenbach comemorou seu 50º aniversário. A comemoração reuniu 22 dos 36 ex-colegas que relembraram por um dia. StD Bernhard Miedl, vice-diretor da escola de negócios, conduziu os participantes pelo atual prédio da escola e deu informações sobre os conceitos de aprendizagem atuais.

O evento começou com um culto na igreja da montanha em memória dos professores e colegas falecidos. Isto destaca os profundos laços emocionais que permanecem mesmo 50 anos após a formatura. As lembranças do tempo que passamos juntos na escola ganharam vida em um ambiente aconchegante enquanto tomávamos café no Rußweiher. Particularmente agradável foi a participação de Annemarie Metz, ex-professora da turma, que enriqueceu ainda mais o intercâmbio.

Nostalgia e reflexão

A natureza nostálgica de tais reuniões é de grande importância. Isto também se reflete nas experiências que muitos participantes tiveram. Perguntas como “Quem vem?” e “Como estou?” persegue muitas pessoas antes de uma reunião de classe. São trazidas memórias da juventude e dos tempos escolares, que podem evocar emoções positivas e negativas. Os psicólogos destacam que as reuniões de classe também proporcionam uma oportunidade de autorreflexão e incentivam muitas pessoas a falar sobre suas situações de vida, que foi o que aconteceu neste caso.

Discussões especiais sobre diversas situações da vida, como empregos, filhos e experiências de (des)aposentadoria, aconteceram durante o encontro. Reflexões sobre conflitos antigos e a oportunidade de esclarecer mal-entendidos também fizeram parte do intercâmbio. A reunião terminou com a resolução de nos reunirmos novamente em Eschenbach dentro de cinco anos para reavivar memórias e criar novas.

No geral, pode-se dizer que as reuniões de classe não são apenas para nostalgia, mas também oferecem oportunidades valiosas para o desenvolvimento pessoal. Como relata a Deutschlandfunk Kultur, 47% das pessoas na Alemanha nunca foram a uma reunião de classe. Isto mostra que tais reuniões ainda são uma experiência especial, embora por vezes desafiadora, para muitos.

Esta tradição há muito estabelecida não só traz de volta memórias, mas também promove a solidariedade entre ex-alunos e dá a oportunidade de manter contacto e apoiar-se mutuamente.