Corpo de Bombeiros em Netphen-Eschenbach: Incêndio destrói completamente o prédio de equipamentos!
Incêndio no corpo de bombeiros de Netphen-Eschenbach: estrutura do telhado queimada, unidade temporariamente realocada, suspeita de defeitos técnicos.

Corpo de Bombeiros em Netphen-Eschenbach: Incêndio destrói completamente o prédio de equipamentos!
Na noite de 30 de setembro de 2025, ocorreu um incêndio devastador no quartel de bombeiros de Netphen-Eschenbach, que ficou completamente inutilizável. A estrutura do telhado queimou completamente, conforme relata o WDR. Em uma reunião de crise na segunda-feira seguinte, o corpo de bombeiros e os departamentos da cidade de Netphen decidiram que o corpo de bombeiros de Eschenbach seria temporariamente alojado em Netphen. Isto é particularmente importante porque a unidade de Eschenbach deve permanecer responsável pelos distritos de Eschenbach, Affolderbach e Solbach em caso de emergência.
O incêndio não só resultou na perda total do galpão de equipamentos, mas também danificou um carrinho de equipamentos que hoje não está mais utilizável. O inspetor de bombeiros da cidade, Sebastian Reh, descreveu os danos devastadores: buracos no teto, escombros e cinzas por toda parte. Felizmente, o carro de bombeiros do corpo de bombeiros de Eschenbach foi resgatado antes que o fogo fosse completamente extinto. Este veículo está agora temporariamente no corpo de bombeiros em Netphen.
Causa de incêndio e defeitos técnicos
A polícia suspeita de um defeito técnico como causa do incêndio, que não é a primeira vez que ocorre incêndio em locais de bombeiros. Uma análise do Portal de Informações sobre Proteção contra Incêndios mostra que tais incidentes ocorreram repetidamente em vários lugares da Alemanha nos últimos anos. Em outubro de 2024, por exemplo, um pavilhão de veículos e equipamentos do corpo de bombeiros em Stadtallendorf pegou fogo, poucos meses após a inauguração do prédio. Houve danos superiores a 20 milhões de euros e onze veículos foram destruídos.
Defeitos técnicos nos sistemas elétricos dos veículos são frequentemente a causa destes incêndios, especialmente quando as baterias de iões de lítio são armazenadas nas proximidades ou quando faltam firewalls, como foi o caso em Stadtallendorf. Outro aspecto é que muitos edifícios dos bombeiros não são legalmente obrigados a estar equipados com sistemas de alarme de incêndio, o que aumenta potencialmente o risco. A discussão sobre normas de segurança em edifícios de bombeiros torna-se cada vez mais urgente.
Necessidade de ação e futuras medidas de segurança
Os incidentes levantam agora questões sobre a actual situação de segurança na maioria dos locais dos bombeiros. Muitas instalações são céticas quanto à instalação de sistemas de alarme de incêndio porque, embora possam disparar um alarme, não são capazes de prevenir incêndios. Embora o corpo de bombeiros em Bad Karlshafen já tenha instalado detectores de fumaça via rádio conectados a uma central de alarme, há muitos corpos de bombeiros que evitam os gastos financeiros que a instalação de acordo com os padrões DIN causaria.
A cidade de Netphen tem agora a tarefa de procurar imediatamente novos alojamentos temporários para o corpo de bombeiros de Eschenbach. Isto não é apenas crucial para a prontidão operacional dos bombeiros, mas também para a segurança da população local. O incidente em Netphen-Eschenbach é mais um alerta para melhorar de forma sustentável os padrões de segurança na proteção contra incêndios.