A retirada de água é proibida no distrito de Esslingen: a seca atinge corpos d'água!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Esslingen, a captação de água de corpos d'água está proibida até 31 de agosto devido à seca extrema.

Im Landkreis Esslingen ist die Wasserentnahme aus Gewässern wegen extremer Trockenheit bis zum 31. August untersagt.
No distrito de Esslingen, a captação de água de corpos d'água está proibida até 31 de agosto devido à seca extrema.

A retirada de água é proibida no distrito de Esslingen: a seca atinge corpos d'água!

No distrito de Esslingen, a captação de água de águas superficiais está agora proibida devido à seca persistente e à queda dos níveis da água. Esta proibição afeta todos os rios, riachos, lagos e lagoas da região. Os actuais níveis de água caíram abaixo da média da maré baixa, devido à baixa pluviosidade e às altas temperaturas. Alto Jornal Esslinger A regulamentação legal entra em vigor imediatamente e está inicialmente limitada a 31 de agosto.

A proibição inclui tanto a extração de água com bombas como a extração manual, por exemplo com baldes ou regadores. Para maiores quantidades de água, deve ser obtida uma licença de água. Um nível definido indica abaixo do qual a retirada de água não é permitida. Estas medidas servem para proteger a ecologia aquática, uma vez que os peixes, criaturas mais pequenas e plantas sofrem com os baixos níveis de água, baixos níveis de oxigénio e aumento da temperatura da água.

Seca na Alemanha

As medidas tomadas em Esslingen fazem parte de um problema maior: a Alemanha atravessa actualmente uma seca significativa. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) informa que o país viveu o período mais seco desde 1931, de fevereiro a abril de 2025. Março de 2025 é particularmente marcante, com apenas 21% da precipitação em comparação com o período de referência 1991-2020, que é considerado um dos marchas mais secas desde 1881. Em maio, caíram apenas cerca de 48 l/m² de precipitação, o que representa 68% da quantidade habitual. Agência Federal do Meio Ambiente relatado.

Em todo o país, o “Monitor de Secas na Alemanha” mostra secas extremas a excepcionais na camada superficial do solo no final de maio de 2025, especialmente no noroeste e no norte da Alemanha. As condições de seca já estão a afectar a agricultura e a disponibilidade de água. A qualidade das águas subterrâneas também é ameaçada pela persistente falta de precipitação, uma vez que o nível das águas subterrâneas é alimentado pela chuva e longos períodos de seca podem levar a uma descida.

Estratégias de impacto e adaptação

A seca tem efeitos negativos nos ecossistemas e na agricultura, uma vez que podem ocorrer perdas de rendimento e excedentes de nutrientes. As alterações climáticas também estão a contribuir para alterar os padrões de precipitação e a disponibilidade de água, que flutua amplamente entre regiões. Embora o abastecimento público de água consuma apenas 3% dos recursos hídricos renováveis, o stress hídrico na Alemanha é de 10,1% (em 2022), enfatizando a necessidade de utilizar a água de forma eficiente.

A irrigação agrícola tem pouca importância na Alemanha, mas a área equipada para irrigação está a crescer. Os cidadãos são incentivados a utilizar a água com moderação e a utilizar métodos eficientes na rega dos jardins, para reduzir a pressão sobre os recursos hídricos naturais.