A antiga fábrica de algodão de Wendlingen está se tornando um bairro sustentável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Wendlingen está reformando o edifício histórico da fiação de 1861 para transformá-lo em um bairro climaticamente neutro até 2027. Sustentabilidade em foco.

Wendlingen saniert historisches Spinnereigebäude von 1861 zu klimaneutralem Quartier bis 2027. Nachhaltigkeit im Fokus.
Wendlingen está reformando o edifício histórico da fiação de 1861 para transformá-lo em um bairro climaticamente neutro até 2027. Sustentabilidade em foco.

A antiga fábrica de algodão de Wendlingen está se tornando um bairro sustentável!

Em Wendlingen, perto de Estugarda, começou a renovação de um edifício classificado de 1861. Este edifício histórico, o mais antigo de Neckarspinnerei, será convertido num animado bairro misto com conclusão prevista para 2027. O plano é utilizá-lo como cantina, oficina inclusiva Leben e espaço de escritório. No entanto, a casca deve primeiro ser completamente destruída para abrir espaço para os novos conceitos de uso. O Neckarspinnerei funcionou até 2020 e agora pretende oferecer um exemplo de vida e trabalho modernos num ambiente histórico.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Grupo HOS e recebe apoio da Drees & Sommer SE e RWTH Aachen como parte do projeto de pesquisa N5GEH BOOSTER. Um objetivo central é implementar um conceito energético altamente eficiente para o fornecimento de calor com impacto neutro no clima. O objetivo é reduzir significativamente as emissões de CO2 para que o futuro distrito possa funcionar de forma neutra em termos de CO2, sem ter de depender de combustíveis fósseis. A fiação de Neckar está equipado com uma moderna rede de aquecimento de quarta geração que utiliza exclusivamente fontes de energia renováveis.

Conceitos de energia sustentável

Uma central eléctrica a fio d'água e sistemas fotovoltaicos nas coberturas contribuirão para o abastecimento energético do novo bairro. Cerca de 4,5 gigawatts-hora de eletricidade verde serão produzidos anualmente, dos quais 62% provêm de energia hidrelétrica e 38% de energia fotovoltaica. Além disso, serão instaladas bombas de calor que utilizam águas superficiais do Neckar e um tanque de armazenamento de gelo para fornecer calor. Toda a área abrangerá uma área útil de cerca de 50 mil metros quadrados, que se destina a áreas residenciais, de trabalho, comerciais e culturais. Ingenieur.de salienta que o projeto visa compensar as emissões de CO2 até 300 toneladas por ano.

Para concretizar os planos, é necessário renovar todos os 13 edifícios históricos para que possam funcionar de forma neutra para o clima. Estão planejadas medidas compatíveis com o monumento, como isolamento, sistemas de aquecimento e resfriamento de superfície e um conceito de ventilação otimizado. Além disso, está a ser desenvolvido um conceito de mobilidade que inclui uma ligação aos transportes públicos locais, bem como às redes cicláveis ​​e pedonais.