Mutlangen inicia projeto natural: prados floridos para mais diversidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O projecto NABU “Natur-nah-dran” está a começar em Mutlangen para promover plantas selvagens nativas e a biodiversidade.

In Mutlangen startet das NABU-Projekt "Natur-nah-dran", um heimische Wildpflanzen und Biodiversität zu fördern.
O projecto NABU “Natur-nah-dran” está a começar em Mutlangen para promover plantas selvagens nativas e a biodiversidade.

Mutlangen inicia projeto natural: prados floridos para mais diversidade!

A implementação do projeto “Natur-nah-dran” começou hoje em Mutlangen, 13 de outubro de 2025. Este projeto inovador visa promover a diversidade biológica em áreas residenciais. O projeto arrancou sob a forma de um workshop no qual participaram funcionários de estaleiros e funcionários de oito municípios de Baden-Württemberg. A prefeita Stephanie Eßwein abriu o evento e enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável da região.

O líder do projeto, Martin Klatt, da NABU, explicou aos participantes as vantagens das plantas selvagens nativas. Estas plantas não só estão adaptadas às condições locais, como também não necessitam de irrigação artificial, o que as torna particularmente atractivas para a criação de espaços verdes. Ao contrário da vegetação municipal convencional, que requer um tempo médio de manutenção de 15 minutos por metro quadrado, o tempo de manutenção para áreas “próximas da natureza” é de apenas cerca de 30 segundos por ano.

Transformações planejadas e benefícios para a biodiversidade

Como parte do projeto, várias remodelações estão planejadas em Mutlangen. Isso inclui:

  • Schotterbeete und Baumscheiben am Mutlanger Forum
  • Eine Blumenwiese sowie eine niedrige Wildgehölzhecke und ein Wildblumenwall an der Grundschule Hornbergstraße
  • Ein Wildpflanzenhügel in der Spraitbacher Straße

Estas mudanças pretendem não só melhorar o espaço público, mas também criar um habitat favorável para a vida selvagem local. As áreas quase naturais fornecem importantes fontes de alimento para muitos insetos, como abelhas selvagens e borboletas, visto que se especializam em certas plantas perenes, flores ou arbustos nativos. Formas cultivadas ou plantas de outros continentes muitas vezes não são adequadas para estes insetos.

Importância da biodiversidade para a região

Um objetivo central do projeto é promover a diversidade genética através da utilização de sementes locais que sejam perfeitamente adaptadas aos respetivos locais. Materiais como pedras, madeira morta e areia são utilizados nos projetos naturais para criar habitats para diversas espécies animais. As áreas oferecem aos lagartos, entre outras coisas, áreas para banhos de sol, enquanto os ouriços podem encontrar esconderijos nas novas estruturas.

Além disso, os caules finos servem como locais de invernada para os insectos, o que não só promove a biodiversidade, mas também aumenta o abastecimento de alimentos para as aves. Aves comedoras de insetos, como melros, redstarts pretos e tordos, beneficiam-se das ricas fontes de alimento nessas áreas, enquanto aves comedoras de sementes, como pintassilgos e pintassilgos, usam as sementes maduras de plantas perenes selvagens.

O projeto “Natur-nah-dran” já teve um efeito bem sucedido em Abtsgmünd, que participa desde 2016. Agora as cidades de Mutlangen e Ellwangen também deverão beneficiar dos efeitos positivos. O objectivo é também garantir que os proprietários privados e comerciais imitem o projecto. Exemplo disso é o local da fábrica de caminhões da Daimler, que já projetou 3.500 metros quadrados para ficar próximo à natureza e, assim, oferecer habitat para 22 espécies diferentes de abelhas silvestres.

Para mais informações sobre este projeto e os objetivos associados, recomendamos consultar o site da NABU Baden-Württemberg, onde são fornecidas informações detalhadas sobre as ações e estratégias de promoção da natureza. Então relatado Postagem diária de Gmünder sobre a situação actual em Mutlangen, durante NABU Baden-Württemberg os aspectos gerais do projeto são discutidos em sua plataforma.