Festival clássico em Esslingen: estreias e formatos inovadores!
Festival clássico inovador em Esslingen de 8 de maio a 1 de julho de 2025: estreia, produções cenográficas e formatos emocionantes.

Festival clássico em Esslingen: estreias e formatos inovadores!
O pódio Esslingen lançou recentemente um festival clássico inovador que cria o mundo da música de uma maneira criativa. Em 8 de maio, o festival começa com um concerto de abertura que a 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven apresentou sob a direção de Bar Avni. Esse desempenho é adicionado pelo trabalho contemporâneo de Ying Wang, "Frequency Ludwig". Com o lema "apesar e sonhos", o festival não apenas olhará para trás na história da música, mas também em um jogo com utopias e contradições.
Os organizadores lidaram intensamente com os locos geniais e encenaram cada local cenograficamente. O festival cobrirá uma ampla variedade de história da música até o concerto final, no qual "De Staat" de Louis Andriessen (1976) é combinado com a estréia de Zar Alis "Gosch 2057". Inclui obras de compositores no Frauenkirche, incluindo obras de Kassia, Kaija Saariaho, Sophie-Carmen Eckhardt-Gramatté, Ruth Crawford Seeger e Louise Farrenc.
Desafios culturais no sistema de concertos
Em vista de uma crise no concerto clássico, que é discutido desde os anos 90, fica claro o quão importante são esses formatos inovadores. Um projeto de pesquisa do Instituto Max Planck de Estética Empírica examinou os efeitos dos shows ao vivo e os diferentes formatos na platéia. Havia três tipos de consumidores de transmissão de concertos: puristas, entusiastas de concertos digitais e menos comprometidos. Essas descobertas são particularmente relevantes se você olhar para a densidade das casas de concerto e ópera na Alemanha, onde os subsídios públicos são apoiados por dinheiro de impostos significativos.Pesquisas mostram que os formatos influenciam significativamente a experiência pública. O streaming de shows cresceu em particular durante a Corona Apandemia. Mais de 1.600 participantes participaram de uma pesquisa que registrou suas experiências e preferências em relação a esse formato. Resultados interessantes sobre a percepção e a interação social em plataformas on -line podem ser coletados.
Uma olhada no futuro
Os pesquisadores descobriram que a moderação adequada melhora a compreensão do conteúdo e permite uma experiência emocional mais profunda. Isso também pode ser visto nos relatos de mais de 500 participantes em um experimento competitivo em concertos, no qual quatro fluxos diferentes foram testados. Futuros experimentos de pesquisa e concerto já estão sendo planejados para aprofundar ainda mais os resultados e apoiar o desenvolvimento artístico da música clássica.
O pódio Esslingen, com seu festival tenso, é um exemplo promissor de como as abordagens criativas podem enfrentar os desafios do sistema de concertos e pavimentar o caminho para novas experiências na música clássica. Dessa maneira, o público não só poderia seguir as performances fascinadas, mas também contribuir ativamente para a ação. Aplausos raros durante as apresentações sustentam a alta qualidade e a relevância deste festival, que celebra quase todas as apresentações como uma estréia.
Para obter mais informações sobre o festival e a situação atual na vida musical clássica, que a sociedade Max Planck é examinada, consulte nmz.de e mpg.de.