Duelo de pólo aquático: Kirchheim luta, mas perde para Cannstatt!
O VfL Kirchheim perdeu para o SV Cannstatt III na liga da associação de pólo aquático e mostrou espírito de luta em casa, apesar da derrota.

Duelo de pólo aquático: Kirchheim luta, mas perde para Cannstatt!
Na noite de quarta-feira passada, o VfL Kirchheim encontrou-se com os líderes da liga da associação de pólo aquático, SV Cannstatt III, na sua piscina exterior. Apesar de todos os esforços, Kirchheim finalmente teve que admitir a derrota por 4:12. A diferença entre as duas equipas foi particularmente perceptível na experiência e penetração dos seus ataques.
O jogo começou devagar para a jovem equipe do VfL Kirchheim. O SV Cannstatt III, equipado com uma equipa experiente, já vencia ao intervalo por 4-1. Apenas Oliver Eckert conseguiu entrar na lista de artilheiros do Kirchheim. No terceiro quarto, o Cannstatt aumentou significativamente a vantagem para 9:1 com mais cinco gols. Porém, Kirchheim mostrou moral e marcou três gols no período final, marcados por Alexander Gonser, Tim Eckert e Lukas Deuschle, para que o resultado final fosse pelo menos um pouco mais suportável. O técnico Peter Funke elogiou o espírito de luta da sua equipe e lamentou a falta de assertividade no ataque.
Perspectivas para os próximos jogos
As coisas continuam para o VfL Kirchheim no sábado, quando a equipe enfrentar o SGW Leimen/Mannheim II no próximo jogo em casa. Os jogadores tentarão aprender com suas experiências e se apresentarem melhor.
Ao mesmo tempo, o SV Cannstatt enfrenta um desafio emocionante com outra equipe. O clube conseguiu vencer a final do play-off do pólo aquático da Bundesliga e derrotou o time de Uerdingen em dois jogos emocionantes nos pênaltis de cinco metros. Marko Zemun foi o melhor marcador da sua equipa no jogo decisivo com três golos, enquanto o treinador Djordje Milojkovic descreveu a grande pressão emocional que os jogos trouxeram e que o fim-de-semana lhe custou "dois anos da sua vida". Apesar do nervosismo, o treinador acabou por ficar feliz com o sucesso e com a oportunidade de ser promovido à primeira divisão, o que é uma grande motivação.
Psicologia do esporte em esportes competitivos
Dados os desafios que os jogadores enfrentam tanto em Kirchheim como em Cannstatt, o apoio psicológico desportivo desempenha um papel cada vez mais importante. Isto baseia-se em descobertas científicas atuais e visa otimizar de forma sustentável o desenvolvimento de talentos, bem como a qualidade do treinamento e da competição. As ofertas incluem, entre outras coisas, treinamento psicológico e de habilidades básicas em grupo, mas também colaboração individual com atletas e treinadores. Um intercâmbio contínuo entre a pesquisa e a prática esportiva promove o desenvolvimento a longo prazo de atletas e jogadores.
O trabalho empenhado no domínio da psicologia desportiva aplicada situa-se no “triângulo mágico” da ciência do desporto, da psicologia e da prática desportiva e visa oferecer aos envolvidos na prática desportiva um sólido apoio através de conhecimentos psicológicos. Isto torna-se particularmente importante quando situações de pressão, como em play-offs ou jogos decisivos, afetam os atletas.
No geral, a noite de pólo aquático foi uma mistura interessante de encontros emocionantes e experiências educativas para os envolvidos. Tanto o VfL Kirchheim como o SV Cannstatt estão prontos para enfrentar os desafios futuros e aprender com as suas experiências.