Cada vez mais cesarianas no distrito de Esslingen: o que está por trás disso?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As taxas de cesarianas estão aumentando no distrito de Esslingen. Insights sobre experiências pessoais e formação médica.

Im Landkreis Esslingen steigen die Kaiserschnittraten. Einblicke in persönliche Erfahrungen und medizinische Hintergründe.
As taxas de cesarianas estão aumentando no distrito de Esslingen. Insights sobre experiências pessoais e formação médica.

Cada vez mais cesarianas no distrito de Esslingen: o que está por trás disso?

No distrito de Esslingen, os médicos registam uma tendência crescente de cesarianas. Este aumento corresponde a um fenómeno que afeta toda a Alemanha e é influenciado por vários fatores sociais e de saúde. De acordo com uma mulher afetada que trabalha como parteira, a cesariana representa uma série de desafios emocionais para ela. Ela relata pensamentos de fracasso e dúvidas sobre a capacidade de seu corpo de dar à luz naturalmente depois que ela teve que converter um parto domiciliar planejado em um hospital devido a sinais de infecção após a ruptura de suas membranas. NTZ relatado.

A decisão de fazer uma cesariana é cada vez mais considerada por muitas mulheres. Em 2023, a taxa de cesarianas na Alemanha foi de 32,6%, duplicando em relação a 1991, quando era de 15,3%. Isso representa o nível mais alto desde 2011, quando a taxa era de 32,2%. Nos últimos anos, também aumentaram as recomendações médicas e a pressão legal devido a possíveis pedidos de indemnização contra obstetras, levando a um maior número de cesarianas planeadas, segundo este RND.

Diferenças regionais e possíveis desvantagens

A taxa de cesariana varia muito de região para região. As taxas mais elevadas em 2023 serão do Sarre com 36,4% e Hamburgo com 36,2%. Em outros estados federais, como a Saxônia (25,6%) e Brandemburgo (29,3%), os números são significativamente mais baixos. Deve-se notar que uma cesariana apresenta riscos. As possíveis desvantagens incluem dificuldade em iniciar a amamentação, risco aumentado de doenças respiratórias e complicações psicológicas, incluindo sentimento de fracasso nas mães, como RND explicou.

Estatisticamente falando, cerca de 30,9% das mulheres alemãs deram à luz por cesariana em 2021, o que corresponde a cerca de 237.000 partos. Nas últimas três décadas, a taxa de cesarianas dobrou. Este desenvolvimento também é facilitado pelo número crescente de mães idosas e pelas taxas crescentes de obesidade e outras características de risco para a saúde. A idade média das mulheres ao nascimento do primeiro filho é hoje de quase 32 anos, com mais de 40% das gestantes consideradas com sobrepeso ou obesidade, como mostram dados do Departamento Federal de Estatística ( Destatis ).

Fatores para o aumento da taxa de cesarianas

O número crescente de cesarianas é influenciado por vários fatores, incluindo o pessoal dos departamentos obstétricos e o tamanho dos hospitais. Foi comprovado que o atendimento individual e abrangente das parteiras tem efeitos positivos nos métodos de parto e pode reduzir as cesarianas. A equipe médica é frequentemente pressionada a identificar ativamente os riscos durante a gravidez, o que também leva a um aumento nas cesarianas planejadas. Estes são frequentemente escolhidos para prevenir complicações em partos de alto risco, mas não existe uma taxa ideal de cesarianas que possa servir de referência.

Embora 10% das cesarianas sejam consideradas clinicamente necessárias - por exemplo, se a criança estiver em posição transversal ou outras complicações - cerca de 90% dos procedimentos ocorrem por indicações relativas, como cesarianas realizadas anteriormente ou falta de progresso no parto. Isto levanta questões sobre a necessidade e as motivações por trás da elevada taxa de cesarianas e coloca a saúde das mães e dos recém-nascidos em primeiro plano.