Filderstadt está planejando novas acomodações para mais de 100 refugiados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Filderstadt está planejando novos alojamentos para mais de 100 refugiados na área industrial de Bernhausen. Criação em construção modular.

Filderstadt plant eine neue Unterkunft für über 100 geflüchtete Menschen im Gewerbegebiet Bernhausen. Entstehung in Modulbauweise.
Filderstadt está planejando novos alojamentos para mais de 100 refugiados na área industrial de Bernhausen. Criação em construção modular.

Filderstadt está planejando novas acomodações para mais de 100 refugiados!

Filderstadt está a planear construir novos alojamentos para refugiados, o que está a ser promovido pela administração da cidade, apesar de algumas preocupações. Este alojamento será construído na periferia da área comercial de Bernhausen. O conselho local de Filderstadt votou por estreita maioria a favor do projeto, que ficará localizado em uma área verde na esquina da Gottlieb-Daimler-Straße com a Weidacher Straße, atrás do Porsche Center. As novas instalações foram concebidas como um edifício modular e oferecem espaço para cerca de 105 pessoas. Este local anteriormente abrigava alojamento temporário para o distrito de Esslingen.

A decisão de construir este alojamento faz parte de uma estratégia mais ampla; a cidade de Filderstadt terá de acolher cerca de 200 refugiados em 2024. As condições na região não são isentas de problemas. Muitos refugiados já passaram algum tempo na Alemanha e adquiriram competências linguísticas iniciais, mas encontrar espaço de vida adequado continua a ser um desafio. Contudo, a prefeitura organizou cursos de integração e orientação para facilitar a chegada dos novos moradores.

Acomodações modernas em contêineres

Em fevereiro de 2024, os primeiros refugiados serão transferidos para o alojamento subsequente em Weilerhau, em Filderstadt. Este alojamento é composto por 80 contentores de aluguer que podem acomodar um máximo de 130 pessoas. Os contêineres foram dispostos em quatro fileiras de prédios em uma área de 30 por 50 metros. Cada unidade oferece módulos de um ambiente de 17 m² para duas pessoas ou módulos de dois ambientes de 34 m² para no máximo quatro pessoas. As unidades residenciais estão equipadas com pequenas casas de banho, salas de estar, mini-kitchenetes, bem como cama alta e armários individuais.

A cidade de Filderstadt aposta na acessibilidade e no isolamento térmico para tornar a estadia agradável aos seus moradores. Para necessidades de higiene, estão disponíveis banheiros comunitários com dez máquinas de lavar cada. Para promover a integração, são disponibilizadas salas de formação e gabinetes para serviços sociais e cursos de integração. Um serviço de segurança 24 horas também garante a segurança dos moradores. Intérpretes voluntários apoiarão a comunicação dentro do alojamento.

Desafios de acomodação

Apesar dos vários esforços, os desafios existentes não podem ser ignorados. A situação habitacional de muitos refugiados na Alemanha deteriorou-se desde 2015. Após o acolhimento inicial, as pessoas são frequentemente colocadas em alojamentos partilhados, onde viver juntos nem sempre é fácil. Esta é uma das razões pelas quais muitas vozes apelam à abolição de grandes alojamentos comunitários e a conceitos de vida alternativos. As iniciativas da sociedade civil tentam resolver estas queixas e apoiar os refugiados na procura de alojamento, nomeadamente através de workshops e projetos de patrocínio.

O novo alojamento em Filderstadt poderá não só significar uma melhoria para os refugiados, mas também contribuir para melhorar a situação geral da habitação na região. O afluxo de refugiados poderá até impulsionar a construção de habitação social na Alemanha a longo prazo. Resta saber como a situação evoluirá e que medidas serão tomadas para avançar ainda mais na integração.

Mais informações sobre as medidas e projetos podem ser encontradas nos sites da Stuttgarter Nachrichten, [Stadt Filderstadt].